Home / Brasil

BRASIL

Tragédia em Pernambuco: 14 municípios estão em situação de emergência

O Ministério do Desenvolvimento Regional decretou nesta segunda-feira, 30, situação de emergência em 14 municípios atingidos pelas chuvas em Pernambuco. A Defesa Civil informou que, até o momento, 91 pessoas morreram, 26 estão desaparecidas e 5 mil desabrigadas.

Os municípios incluídos na portaria são: Cabo de Santo Agostinho; Camaragibe; Goiana; Jaboatão dos Guararapes; Moreno; Macaparana; Nazaré da Mata; Olinda; Paudalho; Paulista; Recife; São José da Coroa Grande; São Vicente Férrer e Timbaúba.

O advogado Melguibson Zarzar, morador de Gravatá, a 84 km de Recife, disse que choveu muito mais do que o habitual para o mês.

"Nessa época sempre chove por aqui. O diferente foi chover muito em pouco tempo. Normalmente as chuvas são durante alguns meses, como em maio e junho", disse.

A cidade dele não teve danos, mas ele se assustou com o que aconteceu com as cidades da Grande Recife.

"Aqui não chegou a causar problemas, mas em Recife e na Região Metropolitana sim", afirmou. "O que mais me assustou foram as imagens e as notícias que estão por todos os lados das tragédias que a chuva causou nessas áreas. Desabrigados, desalojados e mortes", completou.

O advogado se preocupa com as chuvas que devem continuar até sexta-feira, 3.

"As notícias de que ainda há previsão de mais chuvas pra essas áreas me assustam e me deixam preocupado também", finalizou.

Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), as chuvas devem ir até sexta-feira (3), em volume reduzido e intensidade moderada na Grande Recife e na Zona da Mata.

Leia também

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias