Home / Brasil

BRASIL

Indigenista brasileiro e jornalista britânico estão desaparecidos no Amazonas, segundo organização

A União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) confirmou nesta segunda-feira, 6, o desaparecimento do funcionário licenciado da Fundação Nacional do Índio (Funai), o indigenista Bruno Araújo Pereira, e o jornalista britânico Dom Phillips no Vale do Javari, no Amazonas. Eles estão sumidos há 24 horas.

A nota, assinada também por demais associações que representam os povos indígenas, diz que os dois sumiram no caminho entre a comunidade ribeirinha São Rafael até a cidade de Atalaia do Norte.

De acordo com a Unijava, o indigenista iria de encontro com um membro da comunidade apelidado de Churrasco para uma reunião, que trataria de trabalhos conjuntos de ribeirinhos e indígenas na vigilância do local, que é alvo de invasões.

Segundo informações do The Guardian e de organizações indígenas, o indigenista está na mira de madeireiros e garimpeiros que buscam dominar terras indígenas na região.

O editor do Jornal The Guardian, Jonathan Watts, onde Phillips trabalha, solicitou rápidas buscas.

"Dom Phillips, um excelente jornalista, colaborador regular do The Guardian, e grande amigo, está desaparecido no Vale do Javari, no Amazonas, após ameaças de morte a seu companheiro indigenista, Bruno Pereira, que também está desaparecido. Apelo às autoridades brasileiras para que lancem urgentemente a operação de busca", escreveu em seu Twitter.

O Ministério Público Fedral (MPF), a Polícia Federal e o Exército já foram solicitados e realizam as buscas. Demonstrou preocupação com o ococrrido o Observatóriodos Direitos Humanos dos Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato, que está a par das buscas.

Leia também

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias