Home / Brasil

BRASIL

Presidentes da Câmara, Senado e STF não participam do desfile de 7 Setembro

Os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD) e do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, não compareceram ao tradicional desfile cívico-militar do 7 de Setembro em Brasília, que marca as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil. Embora não tenha sido uma ação planejada, a posição das três autoridades em não participar das atividades está relacionada ao receio de poderem ser ligados a um eventual apoio a Bolsonaro.

O presidente do Senado usou as suas redes sociais para pedir que as manifestações pelo 7 de Setembro sejam pacíficas. “As comemorações deste 7 de setembro, que marca os 200 anos da Independência do Brasil, precisam ser pacíficas, respeitosas e celebrar o amor à pátria, à democracia e o Estado de Direito”, escreveu Rodrigo Pacheco em um tweet.

Arthur Lira também usou o Twitter para se manifestar. “Há 200 anos, começava a nascer o Brasil de hoje, com um futuro de desafios, decisões difíceis mas necessárias e grandes conquistas a alcançar. O 7 de set de 200 anos atrás continua ecoando nas ações e nos compromissos de todos! O Brasil independente é sempre o q olha para frente”, frisou o presidente da Câmara na publicação.

Participaram do desfile o presidentes de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa; Cabo Verde, José Maria Neves; Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló o secretário-executivo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), Zacarias Albano da Costa; e o ministro da Presidência da República de Moçambique para Assuntos da Casa Civil, Constantino Alberto Bacela. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), também estava no palanque.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias