2º domingo de dezembro
Redação DM
Publicado em 12 de dezembro de 2015 às 23:04 | Atualizado há 10 anosPois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver.
1 Timóteo 3:16
A Bíblia, conhecidamente o livro sagrado dos cristãos, considerada a Palavra de Deus, é a obra literária mais traduzida, distribuída, vendida e lida de todos os tempos. Tal interesse faz da Bíblia o livro dos livros, escrita por cerca de 40 autores divinamente inspirados ao longo de aproximadamente 1500 anos. O vocábulo bíblia vem do termo grego biblos, por causa da cidade fenícia de Biblos, um importante centro produtor de rolos de papiro usados para fazer livros. Com o tempo, a palavra biblos passou a significar livro e bíblia sua forma plural adquirindo assim o conceito de livros.
Apesar da multiplicidade de autores e o longo tempo de sua produção, o texto bíblico é coerente do início ao fim (66 livros) e sua comprovação histórica tem sido cientificamente confirmada pelas descobertas arqueológicas recentes. A aplicação de seus ensinamentos é uma realidade atemporal e suas histórias milenares despertam enorme interesse ainda hoje nas gerações modernas. Prova disso é o grande sucesso da novela Dez Mandamentos, sucesso televisivo recente, que conta a história da libertação do povo hebreu da escravidão egípcia.
Através das Sagradas Escrituras conhecemos nossa origem, nossa história e o plano de Deus para o homem. Nela encontramos um manual de conduta que traz sábios ensinamentos não só espirituais, mas também morais, éticos e políticos. Valores fundamentais como justiça, amor, união, paz, respeito e perdão são defendidos e valorizados nas narrativas bíblicas que também nos apresenta a oportunidade de conhecer, se relacionar e adorar um único Deus, perfeito, justo e bom.
Esse extraordinário livro encontrou no Brasil ambiente favorável para sua difusão, tanto que em dezembro de 2001, a lei federal 10.335 instituiu o segundo domingo de dezembro como o dia da celebração nacional do Dia da Bíblia.
Pela causa e zelo da Bíblia, foi fundada em 1948 no Rio de Janeiro a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), entidade sem fins lucrativos, dedicada a disseminar a Bíblia e, por meio dela, promover o desenvolvimento integral do ser humano. Por natureza, a SBB é uma organização que se dedica à promoção, tradução, distribuição e venda da Bíblia, além de manter projetos sociais muito importantes aqui no Brasil. Sua atuação é destaque no Brasil em comparação a outras entidades similares existentes no mundo. Enquanto no ano de 2014, as Sociedades Bíblicas em todo mundo distribuíram quase 34 milhões de Bíblias (aumento de 6% em relação a 2013), a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) foi destaque, com 7,6 milhões de Bíblias distribuídas no período, representando uma expressiva participação mundial de 22%.
No Estado de Goiás, o Diretório Estadual da Sociedade Bíblica é órgão representativo da SBB, com o objetivo de assegurar maior apoio e interesse na distribuição e divulgação das Escrituras Sagradas.
A Bíblia é tão importante que de maneira sobrenatural foi preservada ao longo dos séculos para que nós pudéssemos ter a revelação de Deus ao nosso alcance e hoje em nossa própria língua. Ela é hoje o livro regra de fé da maior religião do mundo. E o desejo de Deus é que cada vez mais as pessoas prestem atenção ao que é dito neste livro e que decidam estudá-lo, pois a palavra que ele contém é capaz de transformar vidas, de preencher um espaço vazio inerente ao ser humano, e que só pode ser ocupado plenamente e de maneira salvífica pela fé em Jesus.
Leia a Bíblia e escute Deus falar com você através dela.
(Josafá Soares, pastor evangélico e presidente do Diretório Estadual da Sociedade Bíblica do Brasil – [email protected])