Brasil

A decadência do futebol

Redação DM

Publicado em 10 de maio de 2016 às 21:33 | Atualizado há 10 anos

A fa­lên­cia no Fu­te­bol Bra­si­lei­ro é em fun­ção do que acon­te­ce ho­je no pa­ís  in­tei­ro: a cor­rup­ção.  Com meus 50 anos de jor­na­lis­mo es­por­ti­vo sin­to sa­u­da­de do fu­te­bol de an­ti­ga­men­te, pois sa­be­mos que no pas­sa­do não ti­nha es­sa cor­rup­ção de­sen­fre­a­da do fu­te­bol, que exis­te não só no Bra­sil, mas no mun­do in­tei­ro. Nos­so Pa­ís que já ex­por­tou inú­me­ros  cra­ques, ho­je po­de con­tar nos de­dos os gran­des jo­ga­do­res bra­si­lei­ros que es­tão lá fo­ra. Te­mos um cra­que ho­je no fu­te­bol mun­di­al que es­tá em ter­cei­ro lu­gar na es­co­lha do me­lhor do mun­do. An­tes tí­nha­mos quatro, cinco, seis jo­ga­do­res dis­pu­tan­do es­sa po­si­ção. Es­sa é a fa­lên­cia do fu­te­bol. Co­mo po­de, por exem­plo, a CBF, o ór­gão man­da­tá­rio do fu­te­bol bra­si­lei­ro, ser pro­ta­go­nis­ta de  uma cor­rup­ção ta­ma­nha co­mo pre­sen­ci­a­mos? Co­mo acre­di­tar num fu­te­bol on­de o man­da­tá­rio mai­or, a en­ti­da­de mai­or do es­por­te, ao lon­go dos anos vi­via em cor­rup­ção su­gan­do di­nhei­ro do es­por­te?  Do fu­te­bol prin­ci­pal­men­te. Is­so che­gou à Fifa. Quem po­de­ria ima­gi­nar que di­ri­gen­tes da Fifa pu­des­sem pa­rar na ca­deia por cor­rup­ção? Is­so traz re­fle­xo pa­ra nós que che­ga aon­de? Che­ga aos clás­si­cos, por exem­plo, nos cam­pe­o­na­tos. Não va­mos vol­tar ao tem­po, va­mos aos cam­pe­o­na­tos que ti­ve­mos ago­ra em 2016, den­tre os jo­gos que eu vi, ne­nhum me cha­mou a aten­ção e nem me des­lum­brou tec­ni­ca­men­te, co­mo em ou­tros tem­pos. Vi sim jo­ga­do­res me­dí­o­cres, par­ti­das me­dí­o­cres, vi sim um Go­i­ás che­gar à fren­te da pri­mei­ra fa­se do cam­pe­o­na­to, mui­to mais em fun­ção da de­ca­dên­cia dos seus ad­ver­sá­rios, que pro­pri­a­men­te da va­lo­ri­za­ção téc­ni­ca de seu ti­me. Eu nun­ca ti­nha vis­to um clás­si­co tão sem gra­ça co­mo o Vi­la No­va e o Go­i­ás, co­mo eu vi es­se ano e nos úl­ti­mos anos. Es­sa é a fa­lên­cia do fu­te­bol e so­ma­da a fa­lên­cia do Bra­sil ho­je, os tem­pos que vi­rão se­rão pi­o­res. En­quan­to as coi­sas não se ajei­ta­rem no pa­ís e o res­tan­te dos cor­rup­tos la­drões, que es­tão no meio do fu­te­bol não for pu­ni­do, na­da vai mu­dar. Te­mos jo­ga­do­res no Bra­sil ho­je, que não co­nhe­ce­mos, não sa­be­mos quem é, e de re­pen­te che­ga a, por­que jo­gou dez anos na Eu­ro­pa, fo­ra do pa­ís. Ain­da as­sim a dis­pu­ta fi­nan­cei­ra no fu­te­bol au­men­tou vi­o­len­ta­men­te. A nos­sa mo­e­da, o Re­al, ho­je é dis­pu­ta­do com di­nhei­ro da Chi­na, do Ori­en­te Mé­dio, da Eu­ro­pa e dos EUA. O mun­do in­tei­ro bus­ca jo­ga­dor no Bra­sil, e a so­bra que fi­ca aqui, é es­se fu­te­bol apa­ga­do, que eles es­tão apre­sen­tan­do. E mais, sem ne­nhum me­do de er­rar, a ca­da ano que pas­sar se as coi­sas não mu­da­rem se não co­lo­car o res­tan­te dos ban­di­dos que rou­bam o fu­te­bol na ca­deia, nós va­mos ver o fu­te­bol ama­dor, as pe­la­das dos bair­ros, mas não va­mos ao Ser­ra Dou­ra­da que vi­ra­rá um ele­fan­te bran­co.

 

(Ma­no­el Oli­vei­ra, de­pu­ta­do es­ta­du­al pe­lo PSDB e cro­nis­ta es­por­ti­vo)

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia