A maior crise dos últimos tempos no Brasil e a velocidade do desemprego
Redação DM
Publicado em 20 de outubro de 2015 às 00:26 | Atualizado há 11 anosO ano de 2015 de fato está sendo difícil e recorde no que tange ao desemprego. Os geradores de emprego e renda estão sendo engolidos pelo sistema político e público no País.
Trata-se de algo destruidor, as empresas não estão suportando os altos impostos, carga tributária, não incentivos e a falta de programas e implementos voltados para a classe empresarial.
Nesse sentido, demissão é um conceito que faz referência à renúncia ou ao abandono de um emprego, de um cargo, de uma comissão, etc. O termo tem origem no vocábulo latino dimissio.
No país, em nosso Estado não é novidade que estamos enfrentado uma grave crise financeira, redução de gastos e de pessoas virou febre. Tendências e reestruturações, cortes de custo, crise econômica levaram a demissões em massa desde o começo deste ano.
A intensa crise econômica e a concorrência levaram empresas a eliminarem postos de trabalho, reduzir salários, eliminar gratificações, e gritarem por socorro e piedade.
Infelizmente, segundo estatísticas, a projeção é que o número de demissões aumente no final segundo semestre e que o cenário melhore somente a partir do ano que vem. O que prejudicará as contratações temporárias de fim de ano. É evidente que a crise econômica somada à crise política provoca problemas como a falta de crédito no mercado, de produção e compras e demissões.
Em época de crise, reduzir o quadro de funcionários parece a única alternativa possível, diante de uma legislação pouco flexível, além de concessão de férias coletivas e redução das horas extras.
Nesse sentido, existem ferramentas ao alcance das empresas que não as utilizam por simples desconhecimento ou por falta de incentivos fiscais ou simplesmente comunicação.
Estamos lutando incansavelmente em busca de novas perspectivas, e clamamos por melhores condições em prol das empresas e trabalhadores. Avante!
(Maione Padeiro, presidente da Acaig Jovem e membro do Fórum Jovem)