Abert divulga levantamento sobre ataques à imprensa
Renata Sobreira
Publicado em 11 de março de 2020 às 17:00 | Atualizado há 5 anos
Nesta quarta-feira (11), a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), divulgou o levantamento anual sobre as violações à liberdade de expressão. O relatório mostra os ataques sofridos pela imprensa e as mídias profissionais em 2019, inclusive no meio virtual.
Os dados mostram que foram 11 mil ataques diários nas redes sociais em 2019, o que corresponde a sete ocorrências por minuto. Há ainda o registro de 56 casos de violência não letais, que envolveram pelo menos 78 profissionais e veículos de comunicação. O Relatório da ABERT cita também o assassinato de dois jornalistas em uma cidade do Rio de Janeiro.
Ainda que haja uma redução em relação aos casos de agressões no ano anterior (2018) – a maioria dos indicadores melhorou, há um alerta para o avanço das agressões no começo de 2020. Foram 50,87% de redução no número de casos e 52,72% no número de vítimas .
Houve queda nos números, mas o documento destaca o Brasil em posição crítica no cenário mundial, já que a soma dos ataques resulta em cerca de 4 milhões de postagens negativas contra a imprensa brasileira.