Ação de graças, dia da gratidão
Redação DM
Publicado em 28 de novembro de 2015 às 23:22 | Atualizado há 10 anosO Dia de Ação de Graças é conhecido em inglês como Thanksgiving Day, é um feriado celebrado nos Estados Unidos e no Canadá, observado como um dia de gratidão a Deus, com orações e festas, pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano. No Brasil, o então presidente Gaspar Dutra, instituiu o Dia Nacional de Ação de Graças, por meio da Lei 781,de 17 de agosto de 1949, sugestão do embaixador Joaquim Nabuco, então embaixador em Washington. Em 1966, a Lei 5110 estabeleceu que a comemoração de Ação de Graças no Brasil se daria na quarta quinta-feira de novembro. Esta data é lembrada por muitas famílias, sobretudo de origem americana, no entanto ainda não se tem a prática de referenciá-la com grandes comemorações aqui no Brasil. Mesmo não fazendo parte do calendário religioso e sim, civil, esse dia é uma oportunidade para rezarmos e levarmos o nosso coração para estar mais próximo de Deus e, consequentemente, também de nossos irmãos e amigos.
Nessa data temos a oportunidade de refletirmos sobre todas as graças que recebemos durante o ano e louvarmos a Deus por isso, num gesto de gratidão. Esta é a palavra chave do meu texto – GRATIDÃO. O Brasil está vivendo grande crise econômica. Muitos pais e mães de famílias estão perdendo seus empregos, inadimplência crescente, empresas fechando as portas. É triste e preocupante este momento do nosso país. Mas a maior crise da nossa sociedade está nos valores. As pessoas estão abrindo mão deles. Vemos, a todo instante, as famílias se desfazendo, os índices de criminalidade aumentando, a falta de respeito e de solidariedade crescendo. Creio que essa inversão de valores poderia ser atenuada com o sentimento de gratidão. Essa gratidão advém, não de certo conformismo, resultado das questões sociais, econômicas e políticas, mas da gratidão pela vida, pela família, pelos amigos, enfim pela graça de pertencermos à família de Deus; Pela graça de termos uns aos outros para compartilhar dos bons e dos não tão bons momentos da vida. Esse é excelente motivo para agradecer. Afinal, sozinhos não fazemos tudo aquilo que podemos fazer juntos. Não conquistamos nada sozinhos. Pode-se dizer que a gratidão é remédio para o mundo.
No Dicionário Aurélio, define-se a gratidão como “Reconhecimento (por bem que se nos fez). O ser grato”. A gratidão é capaz de verdadeiros milagres. Se todos fossem capazes de ser gratos a Nossa Senhora, por exemplo, por ter sido o ser escolhido por Deus para dar a vida ao nosso Salvador, haveria mais respeito por ela. E decorrente da gratidão vem outras boas virtudes atreladas, como a gentileza, a solidariedade, o bem e o amor ao próximo.
O bem do qual me reporto é o bem de estarmos vivos e por isso, sermos capazes de transformar a nossa família, nossa casa, nosso proceder. Transformações significativas que poderão ser revertidas a nós mesmos. Na última quinta-feira, 26 de novembro, muitas instituições religiosas, além de grupos de famílias americanas que vivem no Brasil, se uniram em celebrações de gratidão. E mesmo diante de tantas coisas negativas que temos visto e acompanhado nos noticiários, ainda restam muitos motivos para agradecer. Agradecer pelo dom da vida, pela dádiva divina que é acordar para um novo dia. Agradecer pelos belos atos de solidariedade que as pessoas fazem pelos irmãos em dificuldades. Agradecer pela família, pelos amigos, pelo trabalho. E, sobretudo, a Deus, porque sem Ele, nada somos. Agradecer é bom, nos torna melhores. Mais nobres. Mais próximos do nosso Pai Criador!
Tenho uma grande deferência por essa data, pois tenho a convicção de que a vida nos proporciona motivos infinitos de agradecimentos. A cada instante de nossas vidas nos sentimos gratos a alguém por alguma coisa, além é claro, das benesses do Pai. Basta olharmos em nossa volta e já sentimos necessidade de falar “obrigado!”. Desde um simples recuo de uma pessoa para que possamos passar, àquelas que nos auxiliam, nos desejam um Bom dia! Estamos sempre rodeados de pessoas que merecem nossa gratidão. É esse o sentido de lembrarmos uma data tão importante para dizer a Deus que estamos vivos e que queremos retribuir em forma de carinho, amor e fraternidade aos nossos irmãos, tudo aquilo que nos é dado. Você já parou para pensar como o simples ato de agradecer faz bem? Faz bem para quem agradece, faz bem para quem recebe o agradecimento. Ao sermos gratos reconhecemos que sozinhos não conquistamos nada. Precisamos uns dos outros, precisamos das instituições e, sobretudo, precisamos de DEUS. Esses gestos de gratidão são capazes de mudar o nosso Brasil. Meu desejo é que o povo brasileiro, a começar por nós, nossa cidade, reflita sobre esse tema, que faz jus ao Dia Nacional de Ação de Graças, para estabelecer parâmetros das ações que poderão ser realizadas cotidianamente num fraterno e grande agradecimento a DEUS!
Seja um incentivador da cultura do agradecimento. Certamente que sua atitude irá fortalecer a corrente que ora lanço, neste espaço. Uma campanha de que a gratidão muda tudo. Uma campanha da gentileza, da afetividade, da solidariedade, da amizade, da valorização do ser humano, da valorização da terra, enfim a campanha do agradecimento.
Que tal reunir os seus grupos de convivência para agradecer? Juntando-se com seus amigos, sua família, seus colegas de trabalho? Agradecer é também comemorar o que já se viveu. Sempre há um motivo para isso. Não esquecendo de que vivemos em um país farto, de terras férteis. O alimento que dela extraímos é uma dádiva de Deus. Assim como existem países que têm a prática de agradecer pela produção agrícola, também nós devemos fazê-lo, pois temos uma terra produtiva, com rios e florestas que precisam ser preservados para que nunca falte alimento para todos.
Embora o Dia 26 de novembro tenha se passado, conclamo a todos para que façam o exercício da GRATIDÃO neste final de ano, e, assim, podermos recomeçar o ano de 2016, com novos valores de amor e de amizade fraterna e de preservação da natureza.
(Célia Valadão, cantora, bacharel em Direito e vereadora)