Brasil

Acusado de exploração de menores, influenciador Hytalo Santos é alvo de investigação do Ministério Público

DM Redação

Publicado em 11 de agosto de 2025 às 13:12 | Atualizado há 32 minutos

O caso está na fase final e pode ser enquadrado no artigo 240 do Estatuto da Criança e do Adolescente
O caso está na fase final e pode ser enquadrado no artigo 240 do Estatuto da Criança e do Adolescente

O influenciador digital Hytalo Santos, denunciado pelo youtuber Felca por explorar menores e lucrar com a exposição sexualizada de adolescentes, é investigado pelo Ministério Público da Paraíba desde dezembro de 2024. As apurações envolvem suspeitas de exploração de crianças e adolescentes e trabalho infantil.

Em vídeo, Felca apresentou críticas aos conteúdos publicados por Hytalo, que mostram adolescentes ao se beijarem e ao consumir bebidas alcoólicas em festas e participar de danças de teor sensual. O influenciador negou as acusações e declarou que convive com os jovens como parte de uma “família não tradicional”.

Segundo a promotora Ana Maria França, a investigação começou após o condomínio onde Hytalo vivia com os adolescentes relatar episódios de “exposição com barulho e conteúdos de conotação sexual, ainda que de forma subliminar”. O Conselho Tutelar esteve no local e solicitou documentos dos jovens, parte entregue apenas após audiência na Promotoria.

O caso está na fase final e pode ser enquadrado no artigo 240 do Estatuto da Criança e do Adolescente, que trata da produção de imagens pornográficas com menores. Paralelamente, o Ministério Público do Trabalho apura possível ocorrência de trabalho infantil.

Luciana Temer, professora de direito constitucional e presidente do Instituto Liberta, destacou que a gravidade do caso está também no alcance das publicações: Hytalo reúne cerca de 12 milhões de seguidores no Instagram e 5 milhões no YouTube. Ela reforçou que a exploração sexual infantil, mesmo no ambiente digital, mantém raízes antigas no país.

Após a repercussão, as contas de Hytalo e de uma adolescente de 17 anos que aparece em seus vídeos foram desativadas no Instagram. A Meta informou que não comentará o caso. Hytalo afirmou colaborar com as investigações e apresentar autorizações de uso de imagem.

Foto: Reprodução

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia