Brasil

Adial e Ministério do Trabalho firmam parceria para fortalecer a captação de mão de obra

Redação Diário da Manhã

Publicado em 1 de julho de 2025 às 11:07 | Atualizado há 6 horas

Divulgação
Divulgação

A Adial (Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás) e o Ministério do Trabalho e Emprego assinam, nesta quinta-feira, 3 de julho, um Acordo de Cooperação Técnica com foco na otimização dos processos de recrutamento e seleção para o setor produtivo goiano. A cerimônia contará com a presença do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, e será realizada na sede da entidade, a partir das 8h30.

O objetivo do acordo é ampliar o acesso das empresas associadas à Adial às ferramentas do Sistema Nacional de Emprego (SINE) e à plataforma digital Emprega Brasil, possibilitando uma captação mais ágil e assertiva de profissionais. Um dos diferenciais da iniciativa é o uso da Carteira de Trabalho Digital, que permitirá que as vagas cadastradas pelas empresas cheguem diretamente e de forma regionalizada aos trabalhadores que estão fora do mercado e recebem seguro-desemprego.

Segundo o coordenador da Adial Talentos, Alfredo Santana, o foco inicial será em um projeto-piloto, priorizando regiões onde há concentração de empresas associadas. “O acesso ao Emprega Brasil permitirá que as vagas cheguem diretamente às carteiras digitais de profissionais que estão fora do mercado há pouco tempo, ou seja, pessoas atualizadas, com recente experiência e maior probabilidade de retorno rápido ao trabalho”, explica Alfredo.
A iniciativa, segundo ele, faz parte das ações estruturantes da Adial para fortalecer o banco de currículos, aproximar o setor produtivo da força de trabalho disponível e colaborar para o desenvolvimento econômico regional.

Além da formalização do acordo, o evento inclui uma apresentação institucional da Adial, conduzida pelo presidente-executivo da entidade, Edwal Portilho (Tchequinho), e um momento de diálogo entre o ministro Luiz Marinho e representantes das empresas associadas.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias