Brasil

Agência de mineração eleva nível de emergência de barragem em Brumadinho (MG)

Redação Diário da Manhã

Publicado em 25 de julho de 2025 às 08:26 | Atualizado há 20 horas

Folha Press

A Agência Nacional de Mineração (ANM) informou na última quarta-feira (23) que elevou o nível de emergência de 1 para 2 da barragem B1-A, da Emicon Mineração e Terraplenagem, em Brumadinho (MG).

De acordo com o órgão do governo federal, não há risco iminente de rompimento da barragem. O patamar 2 é um abaixo do nível máximo de emergência na metodologia da agência.

“A decisão foi tomada durante o período de estiagem, o que reduz os riscos hidrológicos. A medida visa garantir que a evacuação da população ocorra de forma segura e organizada”, disse a ANM. Procurada, a Emicon não retornou os contatos da reportagem.

A inconsistência estaria nos documentos que comprovam a segurança da estrutura, segundo a agência do governo. A atenção é voltada às famílias que moram próximas à Mina do Quéias. De acordo com o prefeito de Brumadinho, Gabriel Parreiras (PRD), seis famílias moram na área de risco.

“A prefeitura está disposta a custear todo e qualquer tipo de despesa que tiver para essas famílias saírem de lá, mas entendendo que isso é de responsabilidade da empresa”, afirmou o prefeito.

Ele citou preocupações que a notícia pode trazer para a saúde mental dos moradores no local, já que a cidade foi afetada há seis anos por um rompimento de barragem da mineradora Vale.

O episódio em 25 de janeiro de 2019 resultou na morte de 270 pessoas, sendo que duas ainda seguem desaparecidas.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia