Agradecimento a todos os meus alunos do curso de Direito
Redação DM
Publicado em 25 de novembro de 2015 às 21:54 | Atualizado há 11 anosA Docência universitária é indubitavelmente uma das melhores profissões para aquele que tem em suas veias a didática, tão necessária para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.
Sinto-me feliz em ministrar aulas no curso de Direito e poder todos os dias trocar conhecimentos com tantos discentes, seja nas perguntas tímidas de alguns, ou ainda nos casos concretos de outros, em relação às Ciências Jurídicas. Interessante analisar com os meus alunos tantas situações cotidianas e que seguem rumos tão longínquos quando os mesmos agregam às suas frases: professora, e se…?
São momentos recheados de informações que ambas partes irão levar para os restos de suas vidas, com certeza!
O mundo da docência universitária é embalada por muitos sonhos e nós docentes fazemos parte dos mesmos quando ensinamos,tiramos dúvidas e conseguimos transmitir aos nossos discentes uma imagem de segurança, amizade, respeito, que está muito longe do autoritarismo.
O professor tem que saber ensinar a matéria, não bastando, pois o conhecimento de certos assuntos. Se não há metodologia satisfatória em repassá-los, não há o verdadeiro aprendizado.
Sinto uma enorme realização docente quando encontro alunos em vários locais, em redes sociais, e que simplesmente me falam sobre a saudade das minhas aulas, ou ainda quando um aluno me diz que eu consegui tirar sua dúvida! Sem excetuar belas e inesquecíveis homenagens em sala de aula! Quanta felicidade, observar que pelo menos a maioria dos alunos tem apoiado e gostado do meu trabalho. Amo cada presente no dia dos professores, no meu aniversário, nas festas de final de semestre, adoro cada abraço e cada lembrança! Amo ouvir que eu nasci para ser professora!
Tenho muito a agradecer aos meus alunos, que são parceiros, companheiros nessa caminhada! Formamos a cada semestre, a cada ano, um segunda família, que tem por objetivos, ensinar, aprender, sorrir, dialogar, debater.
Obrigada alunos e alunas extremamente queridos, que tem a bondade de também me ensinarem, de me dizerem palavras tão agradáveis, por se lembrarem de mim, por me aceitarem e apoiarem nos passos dessa nossa magnífica e grandiosa caminhada. Vocês todos me engrandecem muito e fazem das minhas, das nossas aulas,um motivo para sorrir, ensinar e aprender todos os dias! Amo todos vocês, de coração!
(Kelly Lisita Peres, graduada em Direito, pós-graduada em Direito Civil, Penal, Processo Penal e Docência Universitária, docente do curso de Direito – http:blog-da-prof-kelly-Lisita-Peres.webnode.com)