Home / Brasil

BRASIL

Alerta de ciclones na região sul do Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emite um alerta sobre a possibilidade de um ciclone extratropical afetar certas localidades situadas na região Sul.

Imagem ilustrativa da imagem Alerta de ciclones na região sul do Brasil

Um ciclone extratropical vem atingindo a região sul do Brasil desde junho, causando uma série de problemas em alguns municípios. Os impactos incluem danos à infraestrutura e interrupções no fornecimento de energia e água. O fenômeno também causou a morte de pelo menos 11 pessoas, até o momento.

Os estados mais afetados pelo ciclone extratropical foram o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Mais de 70 municípios nesses estados foram afetados pelo ciclone, sofrendo com as chuvas intensas, alagamentos, ventos, entre outras coisas. As zonas sul e norte da capital Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, foram algumas das regiões mais afetadas pelo ciclone.

Isso se deve ao fato de as localidades possuírem encostas de morros e serras, que são lugares altamente suscetíveis aos movimentos de massa. A urbanização desordenada, sem planejamento, potencializou a ocorrência de deslizamentos nos municípios atingidos.

As previsões meteorológicas para a região sul do Brasil após o ciclone extratropical indicam a ocorrência de chuvas e frio em algumas áreas. Segundo o Inmet, a previsão é de clima hostil também no Centro-Sul do país.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias