Home / Brasil

BRASIL

Alexandre Garcia é processado por fake news sobre o ciclone no RS

Alexandre Garcia teria dito que a chuva não seria a única responsável pela morte de pelo menos 46 pessoas

Foto / Reprodução Foto / Reprodução

O advogado-geral da União, Jorge Messias, iniciou um processo contra o jornalista Alexandre Garcia na noite deste domingo, 10. O motivo seria uma "campanha de desinformação" espalhadas pelo jornalista sobre as mortes causadas pelo ciclone que atingiu o Rio Grande do Sul na semana passada.

"Ordenei à Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia que iniciasse imediatamente um procedimento contra a campanha de desinformação promovida pelo jornalista. É inaceitável que, neste momento de profunda tristeza, tenhamos que lidar com informações falsas", afirmou o ministro.

No programa da Revista Oeste, Garcia disse que era necessário investigar a causa das mortes, pois ele acreditava que a chuva não seria a única responsável pela morte de pelo menos 46 pessoas.

"No período do governo petista, foram construídas três represas pequenas, apesar das advertências das medições ambientais, e essas represas aparentemente tiveram suas comportas abertas simultaneamente. Isso resultou em uma súbita inundação", declarou o ex-repórter.

"Essa inundação foi semelhante às que ocorrem nas proximidades de Brasília, na Chapada dos Veadeiros, e que causam mortes devido à rápida chegada das águas", ressaltou.

Na segunda-feira, 11, Flávio Dino, o ministro da Justiça e Segurança Pública, informou que solicitou à Polícia Federal que investigasse Fake News relacionadas ao ciclone.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias