Home / Brasil

BRASIL

Amazônia enfrenta a pior seca dos últimos 40 anos

Região sofre com chuvas abaixo da média e níveis críticos de umidade do solo devido ao El Niño

Secretaria Municipal de Comunicação de Benjamin Constant Secretaria Municipal de Comunicação de Benjamin Constant

O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) alertou nesta quarta-feira (4/10) que a seca que assola o Amazonas e o Pará é a mais severa registrada nos últimos 40 anos na região.

Desde maio, a falta de chuvas vem causando estragos. Segundo o Cemaden, a situação foi agravada pelo fenômeno do El Niño, que provocou um inverno mais quente que o normal.

Dados do órgão mostram que grande parte do Amazonas, Acre e Roraima registrou chuvas 100 a 150 mm abaixo da média nos últimos meses. Isso levou a umidade do solo a níveis críticos, especialmente em setembro.


		Amazônia enfrenta a pior seca dos últimos 40 anos
Foto: Reprodução


Imagens impressionantes mostram como a estiagem já afeta diversas cidades e comunidades ribeirinhas. Em Benjamin Constant (AM), barcos ficaram encalhados com a baixa do rio. Em Manaquiri (AM), a paisagem se tornou árida.


		Amazônia enfrenta a pior seca dos últimos 40 anos
Foto: Reprodução


Os principais rios da região, como o Rio Negro, o Solimões e seus afluentes, atingiram os menores níveis já registrados para esta época do ano. O Cemaden alerta que a estação chuvosa, entre novembro e dezembro, pode não ser suficiente para normalizar a situação.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias