Home / Brasil

BRASIL

Após morte de fã de Taylor Swift, governo decreta medida para liberar entrada com água em shows

A decisão foi tomada após a morte de Ana Clara Benevides, de 23 anos, que passou mal em um show de Taylor Swift, devido ao forte calor de 60ºC no local

Foto: Reprodução/Redes sociais Foto: Reprodução/Redes sociais

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, publicou neste sábado, 18, uma medida que libera a entrada de água para uso pessoal em shows no Brasil. A decisão foi tomada após a morte de Ana Clara Benevides, de 23 anos, que passou mal em um show de Taylor Swift, devido ao forte calor no Rio de Janeiro.

Entre outras medidas, a portaria estabelece a obrigatoriedade dos produtores a oferecerem água gratuita em dias muito quentes.

"A partir de hoje, por determinação da Secretaria do Consumidor do Ministério da Justiça, será permitida a entrada de garrafas de água de uso pessoal, em material adequado, em espetáculos. E as empresas produtoras de espetáculos com alta exposição ao calor deverão disponibilizar água potável gratuita em ‘ilhas de hidratação’ de fácil acesso", informou Dino.

Além disso, a portaria determina que pontos de venda de bebida e comida sejam instalados nos eventos, além da garantia de espaço físico onde possa haver resgate rápido de pessoa, caso haja intercorrência.

Em relação à vítima, ela estava na grade quando desmaiou. Um amigo dela, que é enfremeiro, informou que Ana Clara foi reanimada no local, mas teve uma segunda parada cardiorrespiratória e precisou ser levada para um hospital próximo. No local do show, a sensação térmica era de 60ºC de mil pessoas desmaiaram.

A portaria governamental terá validade até 17 de março de 2024, abrangendo todo o país. O Secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, justificou a medida como necessária para garantir o bem-estar dos participantes dos eventos e festivais.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias