Home / Brasil

BRASIL

Após ordem de Lula, 905 brasileiros devem ser repatriados em Israel até domingo

O primeiro voo com brasileiros que estavam em Tel Aviv, chegou ao Aeroporto Internacional de Brasília na madrugada de quarta-feira, 10, com 211 passageiros a bo

GOV.br/FAB GOV.br/FAB

O governo federal já enviou quatro aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) para repatriar brasileiros em Israel após o ataque do Hamas no fim de semana. A meta é retirar 905 brasileiros da área de conflito até 15 de novembro.

De acordo com o ministro da Defesa, José Múcio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ordenou a repatriação de todos os brasileiros que manifestarem interesse em sair de Israel.

O primeiro voo com brasileiros que estavam em Tel Aviv, chegou ao Aeroporto Internacional de Brasília na madrugada de quarta-feira, 10, com 211 passageiros a bordo. Já o segundo avião com 214 brasileiros está previsto para chegar no Aeroporto do Gaelaão, no Rio de Janeiro, na madrugada desta quinta-feira, 12.

Ainda há um voo previsto para sair de Tel Aviv no sábado, com 210 brasileiros, que chega ao Brasil no domingo, também no Galeão.

De acordo com informações do Ministério das Relações Exteriores, ao menos 14 mil brasileiros moram em Israel, e 6 mil na Palestina.

Brasileiros na Faixa de Gaza

O governo federal planeja também a repatriação de brasileiros localizados na Faixa de Gaza, que tem sido o principal alvo das operações militares de Israel contra o grupo Hamas.

Inicialmente, 28 brasileiros localizados na Faixa de Gaza manifestaram o desejo de retornar ao Brasil, mas, posteriormente, dois deles mudaram de ideia quanto à repatriação. De acordo com informações do Ministério das Relações Exteriores, na região estão presentes sete mulheres, seis homens e 15 crianças.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias