Home / Brasil

BRASIL

Atos Golpistas: goiano é condenado por invasão em Brasília

Por meio do depoimento de Marcelo, o participante disse que a manifestação tinha como premissa expressar os resultados das eleições ocorridas em 2022

Foto: reprodução Foto: reprodução

Um dos goianos que participaram dos atos golpistas em Brasília foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por se envolver nos atos antidemocráticos em Brasília, no dia 8 de janeiro. Marcelo Lopes do Carmo, que reside em Aparecida de Goiânia, foi o primeiro participante de Goiás a ser condenado. Deacordo com o processo, as provas de seu envolvimento estavam armazenadas em seu aparelho celular.

Por meio do depoimento de Marcelo, o participante disse que a manifestação tinha como premissa expressar os resultados das eleições ocorridas em 2022. No entanto, sua condenação foi proferida por causa da degradação do patrimônio público, com provas de vídeos e fotos alegando sua participação.

Marcelo Lopes postava conteúdos com mensagens políticas e críticas à "ideologia de gênero" em suas redes sociais. O julgamento concluiu na noite de terça-feira, 17, e a pena de Marcelo Lopes não foi divulgada pelo STF até o momento.

Além disso, a CPI dos Atos Golpistas do Congresso Nacional divulgou uma lista de 61 pessoas, incluindo políticos, empresários, servidores públicos, militares e fazendeiros, acusados de incitar, apoiar, financiar e participar dos atos antidemocráticos.

Três produtores de soja de Goiás estão na lista de pedidos de indiciamento por seu suposto envolvimento no financiamento das mobilizações em Brasília, que apoiavam Bolsonaro e contestavam o resultado das eleições que elegeram Lula. O ex-presidente Jair Bolsonaro e parte do núcleo de seu governo também estão entre os indiciados.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias