Brasil

Banco Central lança hoje PIX por aproximação para todo país

Redação DM

Publicado em 28 de fevereiro de 2025 às 12:40 | Atualizado há 3 meses

O Banco Central do Brasil anunciou o lançamento do Pix por aproximação, uma nova funcionalidade que permite realizar pagamentos sem contato físico, apenas aproximando o dispositivo móvel das maquininhas compatíveis. A inovação já está disponível em todo o território nacional.

COMO FUNCIONA O PIX POR APROXIMAÇÃO

A funcionalidade utiliza a tecnologia NFC (Near Field Communication) e, inicialmente, está disponível para dispositivos Android que possuem essa tecnologia e utilizam o Google Pay. Ainda não há previsão de disponibilidade para os usuários de iOS (Apple Pay) ou Samsung Pay.

Para ativar o Pix por aproximação, os usuários precisam vincular sua conta bancária ao Google Pay. Após a configuração, basta aproximar o celular desbloqueado da maquininha compatível para efetuar o pagamento.

SEGURANÇA E LIMITES DE TRANSAÇÃO

Cada pagamento via Pix por aproximação exige autenticação por meio de biometria, reconhecimento facial, senha ou chave de segurança, garantindo maior proteção contra fraudes.

O Banco Central estabeleceu um limite inicial de R$ 500 por transação. No entanto, os usuários podem ajustar esse valor conforme suas preferências e o banco emissor pode definir regras específicas para maior segurança.

ADESÃO DOS ESTABELECIMENTOS E EVOLUÇÃO DO PIX

Para que essa nova modalidade funcione, as maquininhas de cartão precisam estar atualizadas e compatíveis com a tecnologia NFC. Empresas como Cielo, Getnet, PagBank e Stone já estão adaptadas para oferecer essa funcionalidade aos seus clientes.

Desde sua criação, o Pix tem transformado o sistema de pagamentos no Brasil, superando os cartões de crédito em diversas transações. Com a chegada do Pix por aproximação, espera-se uma maior adesão do varejo e uma experiência de pagamento ainda mais rápida e segura para os consumidores.

]]>

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias