Home / Brasil

BRASIL

Bebê de 2 meses em estado grave aguarda por vaga em UTI

Família recorreu à Justiça para garantir uma vaga para o bebê, já que ele está internado desde quarta-feira, 10, com pneumonia, bronquite e bronquiolite

Arquivo pessoal Arquivo pessoal

O pequeno Bryan Johne Correa Silva, de apenas dois meses, que corre risco de morte, aguarda por uma vaga desde quarta-feira, 10, em um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica do Distrito Federal.

O bebê teve uma parada cardíaca, e está com está com pneumonia, bronquite e bronquiolite e contra-se internado no Hospital Regional de Ceilândia. A família de Bryan já entrou na Justiça para conseguir uma vaga.

O pai, Kécio Johne Araujo Correa, afirma que "não há condições de seu filho ficar onde está".

Além disso, ele alegou que "não há uma equipe completa para os devidos cuidados" e que "estão fazendo ‘gambiarra’ para equipamentos qu estão em falta”.

A juíza Laís Rodrigues deferiu parcialmente ao pedido dos familiares, e ordenou a internação imediata de Bryan conforme a prioridade clínica estabelecida.

Em relação à denúncia do pai, a Secretaria de Saúde informou que "o paciente segue internado, tendo à disposição todo o suporte necessário para o seu quadro de saúde até que surja vaga de UTI".

Confira a nota da Secretaria na íntegra:

A Secretaria de Saúde esclarece que não procede a informação de gambiarra. O paciente segue internado, tendo à disposição todo o suporte necessário para o seu quadro de saúde até que surja vaga de UTI.

A pasta informa que os pacientes que aguardam por leito de UTI são regulados conforme gravidade do quadro de saúde. A classificação prioriza os casos mais graves e os judicializados. A transferência para o leito é realizada mediante vaga disponibilizada. Enquanto aguardam essa disponibilidade, os pacientes seguem assistidos pela equipe médica do hospital em que estão internados.

A SES informa que os leitos de panorama 1 são aqueles que estão sob gestão local, ou seja, são regulados pela própria região de saúde na qual estão disponíveis.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias