Brasil

Bolsonaristas ocupam avenida Paulista em ato por anistia e contra o STF

DM Redação

Publicado em 7 de setembro de 2025 às 21:12 | Atualizado há 4 horas

Manifestantes bolsonaristas se reuniram neste 07 de Setembro na avenida Paulista, em São Paulo
Manifestantes bolsonaristas se reuniram neste 07 de Setembro na avenida Paulista, em São Paulo

Manifestantes bolsonaristas se reuniram neste 07 de Setembro na avenida Paulista, em São Paulo, a pedir anistia para Jair Bolsonaro e demais envolvidos na trama golpista de 2022. Bandeirão dos EUA, outras menores de Israel e cartazes em línguas estrangeiras, como “SOS Trump, Bolsonaro Free” e “Freedom for Zambelli”, marcaram a mobilização.

O governador Tarcísio de Freitas afirmou que Bolsonaro poderá ser condenado sem provas e classificou o julgamento no STF como “um crime que não existiu”. Ele cobrou a anistia geral e criticou o ministro Alexandre de Moraes: “Não vamos aceitar a ditadura de um Poder sobre o outro. Chega.”

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, reforçou que Bolsonaro continua sendo o único candidato do partido e pediu anistia ao Congresso. Deputados como Sóstenes Cavalcante e lideranças religiosas como o pastor Silas Malafaia também discursaram. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e governadores como Romeu Zema e Jorginho Mello foram aguardados no ato.

O Supremo Tribunal Federal julga oito integrantes do núcleo central da tentativa de golpe de 2022, com Alexandre de Moraes como relator. Flávio Bolsonaro acusou o ministro de dar “uma segunda facada” em seu pai, classificando o processo como “farsa e teatro”.

Silas Malafaia, responsável pela organização, esteve também em ato no Rio de Janeiro antes de seguir a São Paulo em avião particular. Outras manifestações bolsonaristas ocorreram em Brasília, Belo Horizonte e Curitiba, em meio à pressão no Congresso para pautar o projeto de anistia.

Foto: Reprodução

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia