Bolsonaro enfrenta julgamento por racismo no TRF-4
DM Redação
Publicado em 15 de setembro de 2025 às 19:43 | Atualizado há 3 horas
O ex-presidente Jair Bolsonaro será julgado nesta terça-feira (16/09) pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) por declarações racistas proferidas durante seu mandato presidencial. O processo movido pelo MPF e DPU busca indenização coletiva de R$ 5 milhões contra Bolsonaro e R$ 10 milhões contra a União.
A ação cita episódios de maio e julho de 2021 quando Bolsonaro, em tom de piada, comparou cabelos crespos a “criatório de baratas” e fez comentários degradantes sobre a aparência de apoiadores negros. As ofensas ocorreram nas proximidades do Palácio da Alvorada e durante transmissão oficial nas redes sociais.
O MPF e DPU argumentam que as condutas “extrapolam os limites da ofensa individual” e configuram “verdadeira ofensa estigmatizante de discriminação e intolerância a qualquer pessoa negra”. A ação pede também retratação pública e remoção de conteúdos racistas das redes sociais.
Em caso de condenação, os valores seriam destinados a um fundo público para políticas de combate ao racismo, uma vez que os danos foram causados à sociedade brasileira como um todo. O processo não resulta em prisão, mas em obrigação de reparação civil.
Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil