Home / Brasil

BRASIL

Chuvas causam destruição e não tem data para terminar

A exatos 30 dias após o acidente de São Sebastião, chuvas não cessam

Nesse domingo 19, completam exatamente um mês após o temporal que desabrigou centenas de famílias no litoral norte de São Paulo, e deixou 65 mortos. Essa semana 34 famílias desabrigadas foram transferidas para um conjunto habitacional em Bertioga. A CDHU (companhia de desenvolvimento social urbano), também assinou contrato para a construção de 500 apartamentos no bairro Baleia Verde, em São Sebastião.

Nesse sábado 18, outra tragédia ocorrida no litoral sul paulista, completou exatos 56 anos. Em dezoito de março de 1967, a cidade de Caraguatatuba foi devastada por um temporal. Na época, segundo informações , o município tinha quinze mil habitantes, mais de 400 pessoas a morreram, após 420 mm de chuvas. A tragédia de Caraguatatuba ficou conhecida como a catástrofe de 1967. A cidade fica a apenas 20 km de São Sebastião, a mais atingida pelo temporal no carnaval de 2023.

Essa semana o Governo do Estado, disponibilizou por oito meses, 300 unidades do Conjunto Habitacional Caminho das Árvores, na cidade de Bertioga.

Para apoiar as famílias desabrigadas foram doados 170 fogões, 170 geladeiras, 85 micro-ondas e 300 colchões. Ao final do prazo estipulado pelo governo, as famílias deverão retornar aos munícipios de origem, onde irão ocupar unidades permanentes. Além disso mais de mil famílias estão abrigadas em hotéis e pousadas da região. Com três refeições gratuitas, por meio de uma parceria do governo de São Paulo, juntamente com a iniciativa privada.

A Agência de Fomento do Estado, abriu uma linha de crédito de 483 milhões de reais para atender os munícipio empreendedores e o turismo impactados pelas chuvas, onde 283 milhões serão destinados as cidades e até 200 milhões para pequenos e médios empreendedores.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias