Com atendimento consultivo e especializado, PMEs clientes do Itaú Empresas movimentam mais de R$ 11 bilhões por mês em Goiás
Redação DM
Publicado em 20 de maio de 2025 às 07:39 | Atualizado há 6 horas
Os pequenos e médios negócios têm ocupado cada vez mais espaço no cenário econômico brasileiro. Responsáveis por 30% do PIB do país e cerca de 55% dos empregos formais, cada um deles possui desafios específicos que demandam um olhar atento e especializado. Com o objetivo de entregar um atendimento personalizado e focado nas necessidades desses empreendedores, o Itaú Empresas possui um polo especializado em PMEs em Goiânia, estratégia que tem se mostrado bastante acertada, impactando em todo o estado: o banco registrou desde 2023 um aumento de 39,5% na concessão de crédito para os clientes de Goiás, acompanhado do crescimento dessas empresas e alta nos índices de satisfação.
“Goiás é muito importante para a estratégia do Itaú, já que reúne 54% de todas as empresas clientes na região Centro-Oeste e é o quinto maior estado do país em representatividade para o segmento de clientes PJ do banco. Nos últimos anos, temos reforçado a relação com as empresas por meio do nosso time de especialistas, para nos aproximarmos regionalmente e estimular a prosperidade dos empreendedores locais. Para isso, desde 2023, nossa carteira de crédito aumentou em mais de um terço e o índice da satisfação cresceu 11 pontos, refletindo o fortalecimento do relacionamento e engajamento dessas empresas”, explica Bruno Machado, diretor do Itaú Empresas.
Nos polos, os clientes têm acesso a um time multidisciplinar integrado, com gerentes comerciais e especialistas em diversas necessidades, como crédito, pagamento, seguros e diversas outras questões. Todos trabalham focados nas particularidades e necessidades das empresas de cada região, atuando de forma propositiva e consultiva. Esse movimento se reflete em números expressivos registrados em Goiás: por mês, circulam mais de R$11 bilhões pelas PMEs clientes do Itaú no estado, entre pagamentos e recebimentos. Apenas em 2024, houve uma alta de 13,7% nesse fluxo, quando comparado com o ano anterior.
O comércio varejista é o mais representativo, com 32,4% das empresas atendidas. É seguido por reparação de veículos, com 9,1%, alimentação, com 5,7%, e comércio por atacado, com 5,6%. Além de Goiânia, com 45% de clientes do estado, outras cidades são atendidas, como Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde e Itumbiara.
Proximidade e relacionamento
Para fortalecer ainda mais as relações com os clientes, promover networking e disseminação de conteúdos relevantes, o Itaú Empresas realiza, desde 2023, uma série de eventos para empreendedores ao redor do país. Nesta terça-feira (13), o encontro aconteceu na cidade de Goiânia, reunindo diversos segmentos de PMEs clientes do banco.
Além da oportunidade de estreitar relacionamento entre eles e com o banco, o evento contou com uma palestra do economista Ricardo Amorim, convidado para abordar sobre o impacto do contexto macroeconômico para a região, Pedro Renault, economista do Itaú Unibanco e com uma mesa-redonda com Camila Meirelles, do Café Fazenda Floresta e Thiago Miranda, do Grupo Mirandinha. Os dois são clientes do banco e compartilharão desafios e aprendizados da rotina empreendedora.
“Este evento demonstra o compromisso do Itaú com o desenvolvimento econômico de Goiás e a prosperidade de nossos clientes. Continuamos a transformar e investir em um ecossistema dedicado às pequenas e médias empresas, acompanhando de perto seu ciclo de crescimento”, conclui Bruno.