Brasil

Como superar a crise?

Redação DM

Publicado em 11 de dezembro de 2015 às 23:12 | Atualizado há 11 anos

O brasileiro está acostumado com as crises econômicas. Elas acontecem de tempos em tempos, normalmente numa desconstrução da gestão anterior. Não necessariamente nesta mesma ordem. No entanto, foi o que aconteceu na década de 80 onde o PIB decresceu para 2% o que era 7% nos anos 70. O conjunto de medidas políticas daquele momento veio a enterrar a crescente expansão econômica que vivia os anos 70, conhecida como o milagre econômico.

Atualmente, a dívida pública interna e externa, somadas, chegaram à marca de R$ 2,49 trilhões até o primeiro semestre do ano. Não precisa falar muito como está a economia atual, taxas de juros nas alturas, déficit público, inflação crescente e outros declínios refletem diretamente na cadeia produtiva. Há economistas que dizem que só será possível colocar o país nos trilhos entre 8 a 15 anos. Dentro deste cenário o que fazer para manter o emprego? Conseguir manter a empresa no azul? Como se superar diante de um futuro negro?

O importante é focar no objetivo e não ficar emperrado nos problemas e nas adversidades. Em meus treinamentos, seja de liderança ou formação de coaches, a mola propulsora para o sucesso é a busca pela realização de um sonho, exortando para atitudes edificantes, mergulhando no inconsciente, afim de encontrar as soluções. Para você que quer conseguir um emprego ou mesmo se manter em um é necessário focar em seus pontos positivos e pontecializá-los. Não adianta investir – ao menos neste momento – em novas competências. O postulante a um  emprego deve valorizar o que tem de melhor e o empresário aprimorar o que vem fazendo. Para as empresas, é muito mais fácil manter um cliente satisfeito que conquistar um novo.

Em tempos bicudos, o caminho é se reinventar. Se está no seu limite, ponha a cabeça para funcionar em saídas emergentes. Por meio de ferramentas do coaching é possível encontrar soluções “rápidas” e eficientes, organizar melhor o tempo, definir prioridades e planejar o futuro de maneira palpável.

A forma de pensar irá ser a mola propulsora para o sucesso. Ficar encalacrado no buraco da crise é a sentença de morte. Focar em objetivos e pensar em como alcançá-los será a saída. Engendrar em formas diferentes de fazer o mesmo é o caminho que, com certeza, o levará a resultados além dos esperados. Quem não tem atitude está sentenciado a estagnação. Fazer o mesmo vai resultar em algo novo? Somente com determinação e perseverança sua vida pode dar uma guinada.

Depois da tempestade vem a bonança. Não há como a economia piorar e, portanto, devemos acreditar que tempos melhores virão. Que tudo pode mudar. Se reinventar é a fórmula de sucesso. Lamentar-se pela má administração do governo e ficar de braços cruzados vai fazer alguma diferença?!

Alexander Rodrigues é master coach e fundador e presidente da AIC – Academia Internacional de Coaching.

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia