Brasil

Governo Lula prepara convocação em massa de aprovados em concursos

Giovanna Gonçalves - Estágio DM

Publicado em 2 de abril de 2026 às 16:08 | Atualizado há 4 meses

Nomeações devem ocorrer ao longo de 2026, com destaque para o CNU e a Polícia Federal, afirma A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos | Foto: José Cruz/Agência  Brasil
Nomeações devem ocorrer ao longo de 2026, com destaque para o CNU e a Polícia Federal, afirma A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos | Foto: José Cruz/Agência Brasil

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou nesta quinta-feira (2) que o governo federal deve convocar mais de 7 mil aprovados em concursos públicos para assumir cargos ainda em 2026.

Segundo a ministra, as convocações devem ocorrer tanto no primeiro quanto no segundo semestre e contemplar vagas efetivas e excedentes. A previsão é que parte dos convocados comece a tomar posse a partir de maio.

“Nossa expectativa é que este ano tenha uma entrada gigantesca de pessoas de concursos já autorizados”, afirmou, em entrevista ao programa “Bom Dia, Ministra”, da Empresa Brasil de Comunicação.

CNU e distribuição de vagas

Só na segunda edição do Concurso Nacional Unificado, conhecido como “Enem dos Concursos”, são cerca de 3.600 vagas a serem preenchidas. O certame ofereceu 3.144 vagas de nível superior e 508 de nível intermediário, distribuídas em nove blocos temáticos que agrupam áreas da administração pública.

Entre os cargos estão posições em áreas como gestão pública, políticas sociais, tecnologia, infraestrutura, regulação, planejamento, cultura e meio ambiente. Os resultados foram divulgados em 16 de março.

“Os ministérios tinham até o final de março para nos pedir a homologação do resultado. Estamos nesse processo agora e esperamos, até o final deste mês ou no início de maio, começar a convocar para posse. Esses 3.600 devem começar a assumir no início de maio”, disse.

Segundo a ministra, as eleições de outubro não devem atrapalhar as nomeações. “Concursos homologados não têm trava eleitoral. Tanto o CNU 1 quanto o 2 estarão homologados antes do período eleitoral. Portanto, poderemos chamar excedentes”, afirmou.

Durante a entrevista, Dweck também confirmou que serão convocados mais 1.500 aprovados no concurso da Polícia Federal.

Leia também:

“Pix é do Brasil e não vamos mudar”, afirma Lula após críticas dos EUA

“Esta semana o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou comigo sobre a importância de valorizar a Polícia Federal. Uma das formas é autorizando a convocação. Devemos chamar mil imediatamente e, talvez, mais 500 ainda neste ano. Serão 2.500 pessoas para a Polícia Federal neste mandato, além do que já havia sido aprovado no início do ano”, afirmou.

Novos concursos em análise

Apesar das projeções de nomeações, a ministra afirmou que poucos novos concursos devem ser autorizados em 2026. Segundo ela, a definição será tomada após reunião com o presidente Lula e com a Casa Civil, que passará a ser chefiada por Miriam Belchior.

“Na próxima semana, vamos fazer um balanço. Levarei à Casa Civil e ao presidente para batermos o martelo e anunciar novas autorizações de concursos, além das chamadas de excedentes que conseguiremos fazer este ano”, disse.

(Folhapress/Isadora Albernaz)


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia