Home / Brasil

Brasil

Corpos de vítimas de acidente aéreo serão levados para o IML de Manaus

Avião com 12 turistas de pesca esportiva e dois tripulantes caiu na tarde do sábado 16 de setembro, no trajeto Manaus-Barcelos, no Amazonas

Aeronave Bandeirante se preparava para pousar e chovia forte no momento – Foto: Segurança Pública/AM Aeronave Bandeirante se preparava para pousar e chovia forte no momento – Foto: Segurança Pública/AM

Após a conclusão do trabalho dos órgãos municipais competentes na manhã deste domingo 17, os corpos dos 14 mortos no acidente de avião em Barcelos serão levados no início da tarde para o Instituto Médico Legal (IML) de Manaus, distante 428 quilômetros, para a realização de perícia, de onde serão enviados para as famílias em seus respectivos Estados – Goiás, Minas Gerais, Brasília, São Paulo e, Brasília (DF).

Após serem resgatados por Forças de Segurança, com auxílio de populares, os corpos haviam sido levados para um ginásio de esporte de Barcelos, estando devidamente acondicionados, informou a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-AM).

O acidente aconteceu quando a aeronave da empresa Manaus Aerotáxi, modelo Embraer EMB-110 Bandeirante, que não explodiu, se preparava para pousar e chovia forte no momento.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) esclareceu que a aeronave, com capacidade de até 18 passageiros, apresentava situação regular e, portava usos civil e militar. Também, que entre 1973 e 1991, o total de 498 aeronaves desse modelo foram fabricadas.

A Força Aérea Brasileira (FAB) comunicou que foi acionada para investigar as causas do acidente. Trabalho também desenvolvido pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e pela Polícia Civil do Amazonas (PCA).

Turismo de pesca esportiva

De imediato, a empresa aérea divulgou nomes dos passageiros, que viajavam em turismo de pesca esportiva, com a Segurança Pública estadual manifestando confirmar nomes somente após a perícia nos corpos. Entre as vítimas, moradores das cidades goianas de Anápolis, Uruaçu e Niquelândia. Mais moradores de Brasília e Uberlândia.

As vítimas, conforme informações da Manaus Aerotáxi, são:

-Euri Paulo dos Santos, morador de Uberlândia, proprietário da Moderna Empreendimentos e Serviços

-Fábio Campos Assis: residia em Anápolis, atuando no segmento de distribuidora de bebidas. Em Uruaçu, onde morou durante alguns anos, trabalhou na companhia Brejeiro e na loja de colchões Ortobom

-Fábio Ribeiro

-Gilcresio Salvador Medeiros: apelidado de Gil, era proprietário da Pousada Serra da Mesa, localizada em Niquelândia, Norte goiano, às margens do lago Serra de Mesa

-Guilherme Boaventura Rabelo, morador de Uberlândia, diretor da GJB Engenharia e Empreendimentos

-Hamilton Alves Reis, morador de Uberlândia

-Heudes Freitas, morador de Uberlândia, diretor da Terra Engenharia Fundações e Sondagens

-Luiz Carlos Cavalcante Garcia, morador de Uberlândia, integrante do Conselho Deliberativo do Cajubá Country Clube

-Marcos de Castro Zica: empresário com atuação em Uruaçu, Campinorte e Mara Rosa, outras três cidades do Norte de Goiás

-Renato Souza Assis

-Roland Montenegro Costa: médico brasiliense aposentado pelo Hospital de Base, era um dos pioneiros nos transplantes na capital federal

-Witter Ferreira de Faria: natural de Tupaciguara-MG, empresário do agronegócio, Witter Ferreira de Faria se destacou atuando na Herbicampo Representações Ltda, sediada em Uruaçu

Tripulantes:

-Leandro Souza: piloto

-Fernando Galvão: copiloto

Notas

Um dos destinos preferidos para a prática de pesca esportiva no Brasil, o Município de Barcelos tem fama internacional por ser forte no ecoturismo. No atual período, a localidade de 28 mil habitantes está em alta temporada da atividade, que acontece de setembro a fevereiro, especialmente no rio Negro.

Em nota, Manaus Aerotáxi externou que a segurança dos passageiros e da tripulação é sempre a prioridade. ‘Estamos certos que a aeronave e tripulação envolvida no sinistro atendiam a todas as exigências da autoridade de aviação civil necessárias à aeronavegabilidade, e estamos comprometidos em esclarecer todos os detalhes relacionados a este acidente’, atesta um parágrafo.

O governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), se solidarizou, comentando: ‘Lamento profundamente a morte dos 12 passageiros e dois tripulantes, vítimas do acidente de avião ocorrido neste sábado, em Barcelos’ e que ‘equipes estão atuando, desde o primeiro momento, para prestar o apoio necessário. Aos familiares e amigos, minha solidariedade e orações’.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias