Brasil

CPI do MST convida Ronaldo Caiado a falar sobre invasões de terras

Redação DM

Publicado em 31 de maio de 2023 às 13:55 | Atualizado há 3 anos

O deputado Ricardo Salles (PL) convidou, durante audiência pública, ontem, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) a falar sobre o combate as invasões em Goiás. Salles é relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na Câmara Federal.

Caiado confirmou ontem que estará em Brasília nesta quarta-feira para falar sobre as soluções adotadas em Goiás, estado que têm impedido as invasões. No período vespertino, às 14h, o chefe do Executivo estadual participará de audiência no Plenário 2 do anexo II da Câmara dos Deputados.

Nesta primeira semana, os deputados analisam requerimentos e a possibilidade de convidar ex-integrantes do MST para falarem de suas experiências no movimento.

Após a incidência de invasões de terras em diversas regiões do Brasil, inclusive em Goiás, lideradas pelo MST, o governador Ronaldo Caiado disse que no Estado as tentativas invasões de terras terminam sem conflito. A declaração ocorreu durante encontro realizado pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), em Brasília. “Cabe ao governador e às forças de segurança manterem a paz no campo. Em Goiás, não temos invasão de terras”, disse o chefe do Executivo goiano.

Caiado defendeu a proteção das propriedades rurais, quando afirmou que “é inadmissível que se coloque em risco um segmento que traz condições de equilíbrio fiscal para o país e ao mesmo tempo oportunidades de emprego e avanços”, afirmou.

O encontro da FPA é motivado pela onda de invasões de terra, que ocorre em várias regiões do país.

Goiás

No Estado, somente em 2022, foram registradas 32 tentativas de invasão a propriedades, contra 16 neste ano, todas sem sucesso e encerradas de forma pacífica. A efetividade das ações foi atribuída pelo governador ao Batalhão Rural da Polícia Militar, criado em 2019, que além de mapear as propriedades rurais, atua na prevenção de diversos crimes, como furtos e roubos.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia