Brasil

Curso do Exército prepara jornalistas para atuarem em zonas de conflito

DM Redação

Publicado em 4 de setembro de 2025 às 09:30 | Atualizado há 27 minutos

Jornalistas e assessores de imprensa estão passando por um treinamento no Exército Brasileiro com o objetivo de aprender a trabalhar com mais segurança em regiões consideradas perigosas. O curso acontece no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) e reúne profissionais de todo o país.

O treinamento, chamado EPJAIAC (Estágio de Preparação de Jornalistas e Assessores de Imprensa para Atuação em Áreas de Conflito), tem como foco preparar os participantes para situações de risco, como conflitos armados, protestos violentos e operações militares. De acordo com o coordenador do curso, Coronel Amilton Fernando Barbosa Moleta, a ideia é adaptar o conteúdo para a realidade brasileira.

Um dos profissionais que está participando do curso é o fotógrafo documental Francisco Proner. Com experiência em coberturas no Líbano, Ucrânia, Peru e também em operações militares no Brasil, ele acredita que o estágio é uma boa oportunidade para aprender formas de se proteger durante as coberturas.

Há uma única representante de Goiás, Giovana Batista que é uma das assessoras que atua na Polícia Técnico Científica do Estado de Goiás, e participa do curso promovido pelo Exército Brasileiro.

A programação segue até o dia 5 de setembro e envolve atividades práticas que simulam situações reais enfrentadas em coberturas de risco.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia