Curso sobre Gestão em Terminação Intensiva reúne pecuaristas de vários estados em Itapirapuã (GO)
DM Redação
Publicado em 5 de maio de 2025 às 15:29 | Atualizado há 5 horas
Com foco na profissionalização da pecuária e no uso estratégico do mercado futuro, o especialista em mercado financeiro e zootecnista Fabiano Tavares ministrou, ao lado dos fundadores do PNM Trading, Gustavo Ferro e Renan Kuhn, um curso sobre Gestão em Terminação Intensiva no último fim de semana (26 e 27), no Confinamento Pontal, em Itapirapuã (GO).
Voltado a produtores, técnicos e investidores do setor, o curso contou com participantes de diversos estados, como Acre, Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo. A programação foi dividida em dois dias. No sábado, os temas abordaram práticas fundamentais da produção intensiva: ciclo pecuário, relação entre pasto e ração, dieta superintensiva, conceito de “boi de trás para frente”, critérios de compra de animais, funcionamento do confinamento, fábrica de ração e curral de manejo – com atividades práticas no local.
O segundo dia foi voltado ao mercado financeiro. Os participantes receberam orientações sobre a introdução ao mercado futuro, com atividades voltadas ao cálculo de custos de produção e à construção de estratégias para garantir rentabilidade mesmo em cenários de preço baixo da arroba. A proposta foi oferecer um panorama completo da gestão comercial no confinamento, com foco na proteção de margem e tomada de decisão baseada em dados.
O curso teve como objetivo principal capacitar os participantes para atuar de forma mais eficiente e segura em um mercado que exige cada vez mais conhecimento técnico e domínio das ferramentas econômicas.
A realização contou com patrocínio das empresas Cargill, Nutron, Minerva Foods, Silva Feed, ADM e AnimallTag, além do apoio da Kaza Capital, BTG Pactual e Oxen Currais.