Home / Brasil

BRASIL

Damares é internada novamente devido a vírus

Senadora foi internada devido ao vírus varicela zoster, causador da herpes-zóster; ela havia sido internada também em março deste ano

Foto: Agência Brasil/Agência Brasil Foto: Agência Brasil/Agência Brasil

A senadora Damares Alves (Republicanos) foi internada nesta quinta-feira, 7, após ter uma recaída do vírus varicela zoster, causador da herpes-zóster. Ela deu entrada no hospital DF Star com uma paralisia facial.

A assessoria de Damares informou que ela clinicamente bem e será submetida a uma bateria de exames no hospital, onde ficará internada nos próximos dias.

A senadora pelo Distrito Federal foi internada também em março deste ano devido ao mesmo problema, e permaneceu hospitalizada por uma infecção rara no ouvido.

Ela foi imunizada contra o vírus há quatro anos, e pretende receber uma dose de reforço com uma vacina recém-chegada ao Brasil, após se recuperar desta crise. Damares também recomenda em suas palestras que mulheres acima de 50 anos se vacinem contra esse vírus.

A herpes-zóster

A herpes-zóster geralmente se manifesta por meio de bolhas dolorosas, coceira, sensação de ardor e aparecimento de lesões cutâneas. Enquanto a vacina não é oferecida gratuitamente pelo sistema público de saúde, seu custo em clínicas particulares gira em torno de R$ 1.600.

Segundo orientações da Anvisa, a vacina é indicada para pessoas com mais de 50 anos e para adultos maiores de 18 anos que estão lidando com doenças como câncer, HIV, lúpus, esclerose múltipla, ou estão prestes a realizar um transplante de medula óssea.

Pode ocasionar sensações de picadas agudas, comparáveis à dor de um choque elétrico. As lesões na pele podem levar até um mês para se resolverem completamente. Há casos em que os pacientes experimentam dor contínua ou enfrentam complicações adicionais.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias