Delegação brasileira abandona plenário da ONU em protesto contra Netanyahu
DM Redação
Publicado em 26 de setembro de 2025 às 12:00 | Atualizado há 7 horas
A comitiva do Brasil deixou o plenário da Assembleia Geral da ONU nesta quinta-feira (26/9) durante o discurso do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. A atitude seguiu o movimento de diversos países que também optaram por protestar contra a presença do líder israelense no evento.
Netanyahu utilizou sua fala para justificar as ações militares de Israel em Gaza e atacar críticos da ofensiva, o que provocou reações imediatas. Representantes de nações árabes e de outros países latino-americanos já haviam se retirado do auditório antes da delegação brasileira, em sinal de repúdio.
A decisão do Brasil reforça a postura crítica do governo Lula em relação à condução da guerra em Gaza. O Itamaraty tem condenado a escalada da violência e cobrado investigações sobre possíveis violações de direitos humanos por parte de Israel.
O gesto simbólico na ONU demonstra a tentativa brasileira de alinhar-se a outros países que pressionam por cessar-fogo imediato e pelo respeito ao direito internacional humanitário.