Brasil

Desafios das escolas cristãs

Redação DM

Publicado em 1 de julho de 2017 às 23:48 | Atualizado há 9 anos

Imer­sos em uma so­ci­e­da­de de rá­pi­das mu­dan­ças e in­ten­sas trans­for­ma­ções que en­vol­vem o tem­po, o es­pa­ço e as lin­gua­gens, a es­co­la pre­ci­sa re­a­va­li­ar as su­as prá­ti­cas, a fim de que fa­ça sen­ti­do nes­se ce­ná­rio. To­dos os en­vol­vi­dos no tra­ba­lho pe­da­gó­gi­co são im­pac­ta­dos pe­las no­vas re­a­li­da­des apre­sen­ta­das, mui­to es­pe­ci­al­men­te, as cri­an­ças e os ado­les­cen­tes. Nes­te con­tex­to, se ex­pan­de ain­da mais as ex­pec­ta­ti­vas acer­ca da atu­a­ção das es­co­las cris­tãs, que di­an­te de si­tu­a­ções tão de­sa­fi­a­do­ras pre­ci­sam se po­si­cio­nar di­an­te da co­mu­ni­da­de es­co­lar. Qual o pa­pel das es­co­las cris­tãs que as di­fe­ren­cia das de­mais?

Da­dos da As­so­cia­ção Na­ci­o­nal de Edu­ca­ção Ca­tó­li­ca do Bra­sil (ANEC), que con­gre­ga ins­ti­tu­i­ções man­te­ne­do­ras de es­ta­be­le­ci­men­tos con­fes­sio­nais ca­tó­li­cos de edu­ca­ção em to­dos os ní­veis, graus e mo­da­li­da­des, mos­tram que, atu­al­men­te, exis­tem no pa­ís cer­ca de 430 man­te­ne­do­ras, 2 mil es­co­las, 130 ins­ti­tu­i­ções de en­si­no su­pe­ri­or e 100 de obras so­ci­ais, to­ta­li­zan­do cer­ca de 2,5 mi­lhões de alu­nos aten­di­dos e, apro­xi­ma­da­men­te, 100 mil pro­fes­so­res e fun­cio­ná­rios re­pre­sen­ta­dos. Di­an­te des­ses nú­me­ros é ine­gá­vel a gran­de abran­gên­cia so­ci­al do tra­ba­lho das es­co­las ca­tó­li­cas, bem co­mo imen­sa ex­pec­ta­ti­va que se de­po­si­ta nes­se tra­ba­lho em fa­vor da for­ma­ção de pes­so­as mais hu­ma­ni­za­das, en­ga­ja­das em ações que pro­mo­vam o bem co­mum.

Nes­te sen­ti­do, é im­por­tan­te ob­ser­var que as es­co­las ca­tó­li­cas são co­mu­ni­da­des edu­ca­ti­vas em que o apren­di­za­do se ali­men­ta da in­te­gra­ção en­tre a pes­qui­sa, o pen­sa­men­to e a vi­da, fo­men­tan­do uma cul­tu­ra que va­lo­ri­ze e com­pre­en­da as di­fe­ren­ças, além de es­ti­mu­lar o di­á­lo­go e o aco­lhi­men­to. Pa­ra tan­to, ne­ces­si­ta pro­fes­so­res ali­nha­dos com a má­xi­ma cris­tã que en­ten­de o amor co­mo ver­bo: ação que con­ver­te o en­si­no em ser­vi­ço pa­ra pro­mo­ção hu­ma­na, a par­tir da re­a­li­da­de do alu­no.

No con­tex­to atu­al, ca­rac­te­ri­za­do pe­la di­fu­são de no­vas lin­gua­gens tec­no­ló­gi­cas que am­pli­am os ca­nais de aces­so à in­for­ma­ção, o pa­pel da es­co­la cris­tã se ex­pan­de e to­ma no­vos con­tor­nos. Se trans­for­ma, tam­bém, em um es­pa­ço de re­fle­xão que pro­mo­ve a cons­tru­ção de “fil­tros” pa­ra a sua co­mu­ni­da­de, am­pa­ra­dos em va­lo­res cris­tã­os, que a aju­de a dis­cer­nir en­tre “o joio e o tri­go”.

Por fim, o de­sa­fio da for­ma­ção cris­tã que de­ve ser con­ti­nua­men­te re­no­va­do. Edu­car pa­ra Cris­to re­pre­sen­ta o sa­ber e o acre­di­tar: a fé. A fé na vi­da, a fé no ou­tro e a fé no que vi­rá… As es­co­las ca­tó­li­cas pre­ci­sam ser ca­pa­zes de cons­tru­ir um co­nhe­ci­men­to res­pei­to­so so­bre to­das as re­li­gi­ões pre­sen­tes em nos­sa so­ci­e­da­de, vi­san­do a for­ma­ção do ci­da­dão li­vre, so­li­dá­rio, com­pas­si­vo, res­pon­sá­vel di­an­te da com­pre­en­são e das in­ter­ro­ga­ções hu­ma­nas. Afi­nal, o en­si­no em uma es­co­la ca­tó­li­ca não es­tá só a ser­vi­ço da cons­tru­ção de co­nhe­ci­men­tos, mas de­ve fa­vo­re­cer a des­co­ber­ta de si e do ou­tro, o de­sen­vol­vi­men­to da com­pe­tên­cia pro­fis­si­o­nal, das res­pon­sa­bi­li­da­des in­te­lec­tu­ais, so­ci­ais e po­lí­ti­cas na co­mu­ni­da­de.

Os no­vos de­sa­fi­os das es­co­las cris­tãs são in­con­tá­veis. Po­rém, an­tes de tu­do, é im­por­tan­te re­no­var a pai­xão em edu­car, co­mo lem­brou o Pa­pa Fran­cis­co: “Não, não de­sa­ni­meis di­an­te das di­fi­cul­da­des apre­sen­ta­das pe­lo de­sa­fio edu­ca­ti­vo! Edu­car não é uma pro­fis­são, mas uma ati­tu­de, um mo­do de ser; pa­ra edu­car é pre­ci­so sa­ir de si mes­mo e per­ma­ne­cer no meio dos jo­vens, acom­pa­nhá-los nas eta­pas do seu cres­ci­men­to, pon­do-se ao seu la­do.” Es­sa é uma mis­são pa­ra to­das as es­co­las, so­bre­tu­do as cris­tãs.

 

(Ace­dri­a­na Vi­cen­te San­di é di­re­to­ra pe­da­gó­gi­ca da Edi­to­ra Po­si­ti­vo)


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia