Educação, a melhor prevenção contra a dengue e etc e tal!
Redação DM
Publicado em 16 de fevereiro de 2016 às 22:51 | Atualizado há 9 anos
Estamos perdendo a guerra para um pequeno mosquito! Pessimismo?! De forma alguma! Digamos que infelizmente é a mais pura realidade!
Cientistas buscam através de pesquisa, encontrar uma vacina que possa prevenir a dengue e outras moléstias transmitidas por um ser tão pequeno e simultaneamente tão maléfico. E o mais inacreditável ainda é o fato de o remédio tão buscado estar em nossas próprias mãos: uma boa dose de educação!
A educação pode salvar ainda muitas vidas, basta ter atitude para colocá-la em prática.
Até quando iremos deparar com tanto sofrimento, com a falta de consciência de moradores que não podem ver um terreno baldio, para despejarem os restos de seus lixo?! E o que dizer então dos imóveis abandonados, dos fechados e que possuem piscinas, um excelente berço para o “perverso de asas”.
Crianças estão nascendo com microcefalia, outras tantas pessoas já vieram a óbito em consequência da dengue hemorrágica. Será que a boa vontade, a consciência e a educação não são maiores ou capazes de eliminar tanta moléstia?!
Certo é que estamos diante de um assassino voador, que temos o melhor dos remédios e muitos acomodam-se entregando a responsabilidade para os cientistas, como se fossem os únicos responsáveis por resolver essa problemática.
Tomemos ciência que o mosquito não escolhe sua vítimas, vários coleguinhas desse mesmo mosquito, visitam o quintal do seu vizinho para dar início ao estrago e terminam-o em sua casa!
Lamentável muitos pedidos para que cada cidadão limpe o seu quintal, seu jardim. Essa obrigação advém da educação, do bom senso! Que sociedade ou boa parte da mesma que não sente-se envergonhada quando focos do mosquito são encontrados em seu domicílio?!
Limpar calhas, jardins e quintais no mínimo são condizentes com questões vinculadas à higiene.
É importante frisar que o direito de um, termina aonde começa o do outro! Atentemos para isso, conservemos nossas vidas, sem desmerecermos a dos outros!
(Kelly Lisita Peres, graduada em Direito, pós-graduada em Direito Civil, Penal, Processo Penal e Docência Universitária, docente do curso de Direito – http:blog-da-prof-kelly-Lisita-Peres.webnode.com)