Esquema de extorsão conhecido como “golpe do motel” é desarticulado em Porto Alegre
DM Redação
Publicado em 27 de agosto de 2025 às 08:38 | Atualizado há 1 hora
Um grupo de cinco suspeitos de integrar um esquema de extorsão contra clientes de motéis em Porto Alegre foi desarticulado na manhã da última terça-feira, 26. Segundo investigações, o grupo ameaçava expor supostas traições conjugais e exigia valores que chegavam a R$ 15 mil para não divulgar as informações.
De acordo com o Departamento Estadual de Repressão aos Crimes Cibernéticos, os criminosos abordavam as vítimas pela internet, fingindo ser detetives particulares contratados pelos cônjuges. As ameaças eram reforçadas com fotos registradas pelos próprios suspeitos na saída dos estabelecimentos.
A investigação começou em junho deste ano e já identificou dez vítimas. O grupo alugava suítes em motéis, monitorava clientes e fotografava veículos e frequentadores.
Com as placas, obtinham dados dos proprietários e faziam contato posteriormente para aplicar o golpe. Entre os presos está uma mulher de 27 anos, localizada em Eldorado do Sul, apontada como responsável pelo monitoramento. Parte das extorsões era realizada de dentro de presídios, por detentos que já cumpriam pena.
A operação cumpriu cinco mandados de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão em Eldorado do Sul e Charqueadas, com o objetivo de desarticular a quadrilha.