Faixa azul para motos em SP reduz mortes em 47% e pode virar lei nacional
DM Redação
Publicado em 29 de julho de 2025 às 16:05 | Atualizado há 11 horas
A faixa azul exclusiva para motocicletas em São Paulo reduziu 47,2% as mortes destes condutores, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Os óbitos caíram de 36 (2023) para 19 (2024) nos trechos com a sinalização. O projeto pioneiro, iniciado em 2022 na 23 de Maio, já soma 232,7 km em 46 vias da capital.
A Senatran estuda tornar obrigatória a faixa azul em todo o país a partir de abril de 2026. A medida se baseia no Sistema Seguro e na Visão Zero, princípios que consideram toda morte no trânsito evitável. Municípios como Santo André e São Bernardo já registraram quedas de até 66% nos óbitos após a implementação.
Santo André ampliará sua malha de 8,4 km para 70 km após aumento de 41% no fluxo de motos e redução de mortes. Recife, Salvador e Belo Horizonte avaliam implantar o sistema. A regulamentação definitiva no CTB depende da análise dos resultados experimentais, prevista para 2026.
O Detran-SP promove ações de fiscalização e conscientização durante a Semana Nacional de Prevenção de Acidentes com Motociclistas. A iniciativa busca reforçar os ganhos de segurança obtidos com a faixa azul, que já beneficia 500 mil motociclistas diariamente na capital paulista.
Foto: Edson Lopes Jr./Secom