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Gabriel Nascente: o poeta da inquietação

Redação DM

Publicado em 29 de junho de 2016 às 02:48 | Atualizado há 9 anos

Uma das mais sig­ni­fi­ca­ti­vas ale­gri­as que me pro­por­ci­o­nou a ati­vi­da­de cul­tu­ral no Tri­bu­nal de Jus­ti­ça de Go­i­ás foi co­nhe­cer pes­so­al­men­te o po­e­ta Ga­bri­el Nas­cen­te, e pri­var de sua ami­za­de, es­trei­tan­do la­ços de re­cí­pro­ca afei­ção. É cla­ro que já o co­nhe­cia, de lon­ge, por­que não exis­te di­le­tan­te da li­te­ra­tu­ra ou lei­tor de jor­nal em Go­i­ás que não te­nha ou­vi­do fa­lar de Ga­bri­el, po­e­ta e cro­nis­ta com cin­quen­ta anos de in­ces­san­te ati­vi­da­de li­te­rá­ria na ca­pi­tal go­i­a­na.

Imor­tal da Aca­de­mia Go­i­a­na de Le­tras e da Uni­ão Bra­si­lei­ra de Es­cri­to­res-Se­ção de Go­i­ás, com de­ze­nas de obras pu­bli­ca­das, em sua mai­o­ria do gê­ne­ro po­e­sia, pre­mi­a­do pe­la Aca­de­mia Bra­si­lei­ra de Le­tras pe­lo con­jun­to da obra po­é­ti­ca, Ga­bri­el Nas­cen­te é ho­je fi­gu­ra es­sen­cial em qual­quer es­tu­do que se re­a­li­ze so­bre a evo­lu­ção e a sig­ni­fi­ca­ção da li­te­ra­tu­ra pro­du­zi­da em Go­i­ás. Sua pro­du­ção li­te­rá­ria tem co­mo mar­cas a cri­a­ti­vi­da­de cre­pi­tan­te, a in­qui­e­tu­de de es­pí­ri­to, uma re­bel­dia al­go ro­mân­ti­ca, que o tem­po con­tri­bu­iu pa­ra ar­re­fe­cer, mas que nun­ca con­se­guiu ex­tin­guir com­ple­ta­men­te, gra­ças a Deus, ain­da que a ma­tu­ri­da­de ha­ja con­tri­bu­í­do pa­ra den­si­fi­car o seu li­ris­mo. Des­de o pri­mei­ro li­vro, in­ti­tu­la­do Os ga­tos, de 1966, é pos­sí­vel vi­su­a­li­zar na sua po­é­ti­ca a mes­ma cha­ma que ali­men­tou o in­do­má­vel Rim­bau, o en­fant ter­ri­ble da po­e­sia fran­ce­sa, e o en­ga­ja­men­to des­te­mi­do da lí­ri­ca de Mai­akovski. Já se dis­se que sua po­e­sia guar­da os ecos da gran­de lí­ri­ca uni­ver­sal, na ver­ten­te de Char­les Bau­de­lai­re, Pab­lo Ne­ru­da, Ev­tus­henko, Mai­ako­viski e Thi­a­go de Mel­lo. Uma po­e­sia mi­li­tan­te, em per­ma­nen­te bri­ga com a vi­da e com os pa­drões bur­gues­es de con­du­ta. Po­e­ta em efer­ves­cên­cia po­é­ti­ca vin­te e qua­tro ho­ras por dia, Ga­bri­el, nos­so que­ri­do Bié, é tam­bém, por is­so ou em ra­zão dis­so, um le­dor vo­raz e in­sa­ci­á­vel. Le­van­ta-se ain­da nos al­bo­res da ma­dru­ga­da pa­ra em­be­ve­cer-se na lei­tu­ra dos clás­si­cos, que al­ter­na com o co­nhe­ci­men­to das no­vi­da­des da po­e­sia mun­di­al. Nes­sa in­qui­e­ta­ção cons­tan­te, ver­te di­a­ria­men­te as pé­ro­las de sua lí­ri­ca, pro­du­zin­do crô­ni­cas e po­e­mas que lo­go es­ta­rão in­can­des­cen­tes nas pá­gi­nas dos jor­nais da Ca­pi­tal, pois é co­la­bo­ra­dor, há dé­ca­das, do Di­á­rio da Ma­nhã (an­tes de O Cin­co de Mar­ço), de pro­pri­e­da­de do seu ve­lho ami­go Ba­tis­ta Cus­tó­dio, e cro­nis­ta se­ma­nal, há vá­rios anos, do  jor­nal O Po­pu­lar.

Sua lin­gua­gem, os­ci­lan­do en­tre eru­di­ção pro­ve­ni­en­te de sua in­can­sá­vel lei­tu­ra e o co­lo­qui­al, con­di­zen­te com o seu es­ti­lo in­for­mal e ir­re­qui­e­to, fas­ci­na e se­duz, so­bre­mo­do por­que ve­i­cu­la uma vi­são de mun­do de al­ta vol­ta­gem po­é­ti­ca, irô­ni­ca, amo­ro­sa, a seu mo­do, e sal­pi­ca­da de su­a­ve ce­ti­cis­mo. No con­ta­to pes­so­al, é hi­lá­rio, es­pon­tâ­neo, tran­spa­ren­te e per­sis­ten­te­men­te hi­pe­ra­ti­vo. Pa­re­ce não se can­sar, na­que­le vai­vém en­tre as re­da­ções dos jor­nais, as vi­si­tas aos ar­tis­tas e sua ati­vi­da­de de fo­men­to à cul­tu­ra no âm­bi­to do Tri­bu­nal de Jus­ti­ça. Com in­te­li­gên­cia agu­ça­da, con­se­guiu in­te­grar-se no âm­bi­to for­mal do Tri­bu­nal, sem per­der a le­ve­za e a fran­que­za da es­pon­ta­ne­i­da­de mas res­pei­tan­do os li­mi­tes que uma cris­ta­li­za­da so­le­ni­da­de sem­pre im­pôs nos sa­lões da Jus­ti­ça. E é um exe­cu­ti­vo, um ho­mem de agir, de re­a­li­zar, coi­sa ines­pe­ra­da quan­do se cu­i­da de um po­e­ta, um es­cri­tor, cu­jo es­te­re­ó­ti­po apon­ta pa­ra um re­fle­xi­vo, um ser mais pen­san­te que exe­cu­tan­te.

Ga­bri­el já deu iní­cio ao in­ven­tá­rio de sua pro­du­ção li­te­rá­ria. E ha­ja pa­pel pa­ra re­gis­trar tão in­ten­sa ati­vi­da­de, tão pro­lí­fi­ca es­cri­tu­ra. Seu A ár­vo­re dos es­cri­tos é um ca­ta­tau im­pres­sio­nan­te, são mais de mil pá­gi­nas de for­tu­na crí­ti­ca, de no­ti­ci­á­rio na im­pren­sa, de en­tre­vis­tas e cor­res­pon­dên­cia da mais va­ri­a­da pro­ce­dên­cia e des­ti­na­ção. Ele en­car­na, de cer­ta for­ma, a má­xi­ma de que “san­to de ca­sa não faz mi­la­gre”, no sen­ti­do de que, por mais mi­ra­cu­lo­so que se­ja, o san­to da ter­ra não re­ce­be o aplau­so que me­re­ce. De­ve­ria o va­te, lei­tor com­pul­si­vo dos gran­des po­e­tas da hu­ma­ni­da­de, ser con­sa­gra­do nos so­da­lí­cios da cul­tu­ra e nas pra­ças pú­bli­cas co­mo uma das vo­zes mais ar­den­tes da po­e­sia das pa­ra­gens cen­tra­is do Bra­sil. Afi­nal, é uma vi­da in­tei­ra de­di­ca­da ao li­ris­mo, ofer­ta­da à deu­sa das le­tras, sa­cri­fi­ca­da (pa­ra o go­zo ín­ti­mo) no pan­te­ão das mu­sas. Um ser de tem­pes­ta­des na al­ma, po­de­ria ser um epí­te­to pa­ra es­se lé­pi­do po­e­ta, que já pro­cla­mou, em al­to e bom som, a re­pre­sen­ta­ção do li­ris­mo em sua vi­da, cul­ti­van­do a ex­pres­são: “Po­e­sia, pão do es­pí­ri­to pa­ra o ho­mem.”

So­bre sua po­e­sia, o his­to­ri­a­dor e te­ó­ri­co da li­te­ra­tu­ra, Nel­son Wer­neck So­dré, pon­de­rou: “Não é ape­nas be­la pe­lo que tem de for­ma; ela en­can­ta e des­per­ta aplau­so pe­lo que en­cer­ra, pe­lo con­te­ú­do. De­se­jo que con­ti­nue a es­cre­ver as­sim e aju­de o nos­so po­vo a ca­mi­nhar.” Edi­val Lou­ren­ço, bar­do ins­pi­ra­do e ro­man­cis­ta pre­mi­a­do, con­fra­de de Ga­bri­el na AGL, pre­si­den­te da UBE/GO usou a me­tá­fo­ra, de­fi­nin­do-o co­mo “um bar­co de pa­la­vras in­cen­di­a­das”, in­su­fla­do dia e noi­te pe­las mu­sas.

A te­lú­ri­ca e vi­go­ro­sa po­e­ta Co­ra Co­ra­li­na, cu­ja me­mó­ria é fes­te­ja­da em to­dos os qua­dran­tes li­te­rá­rios de Go­i­ás, ex­cla­mou em­be­ve­ci­da, à lei­tu­ra dos seus ver­sos fla­me­jan­tes: “Ga­bri­el é o Cas­tro Al­ves da po­e­sia go­i­a­na.” Car­los Ne­jar, imor­tal da Aca­de­mia Bra­si­lei­ra de Le­tras, po­e­ta de pri­mei­ra gran­de­za, a ele se re­fe­riu co­mo “um po­e­ta em es­ta­do fo­né­ti­co. E tam­bém em es­ta­do pu­ro”.

O que não fal­tam são crí­ti­cas elo­gi­o­sas e es­tu­dos ana­lí­ti­cos e re­ve­ren­ci­ais ao la­bor li­te­rá­rio des­se in­fa­ti­gá­vel bar­do go­i­a­no.

O po­e­ta e jor­na­lis­ta Reynal­do Jar­dim, au­tor de San­gra­das es­cri­tu­ras, de­pois de des­ta­car a ri­que­za me­ta­fó­ri­ca do tex­to de Ga­bri­el, re­su­miu em uma afir­ma­ti­va pe­remp­tó­ria e ver­da­dei­ra: “Ga­bri­el Nas­cen­te é um po­e­ta de ver­da­de. Ima­nen­te ou tran­scen­den­te.”

Pa­ra es­te cro­nis­ta, uma das mais to­can­tes ho­me­na­gens pres­ta­das a Ga­bri­el Nas­cen­te, pe­la de­li­ca­de­za das ima­gens e pre­ci­são dos con­cei­tos, foi es­ta pe­que­na jóia li­te­rá­ria, sub­scri­ta pe­lo po­e­ta Si­né­sio Di­o­li­vei­ra:

“Bié é bar­do

que sa­be o ca­mi­nho das me­tá­fo­ras.

Vem das flo­res

a tin­ta do seu ver­bo

(mes­mo quan­do fa­la em abis­mo).

 

Dom Qui­xo­te (e Ro­ci­nan­te de si)

vai ca­val­gan­do, se­re­no,

pe­las ve­re­das da po­e­sia.

Se pa­rar 

su’ al­ma mor­re.

 

(Ita­ney F. Cam­pos, ecri­tor)

 


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