Brasil

Generosidade com os brasileiros

Redação DM

Publicado em 26 de julho de 2016 às 22:04 | Atualizado há 10 anos

Diz a lenda criacionista que Deus, ao distribuir riquezas e belezas naturais entre os países, na criação do mundo, foi extremamente generoso com o Brasil. Cumulou tantas riquezas no espaço reservado ao Brasil, que os anjos questionaram a proteção descarada. Deus então, segundo a lenda respondeu: “Coloquei muitas riquezas sim, mas vocês verão os políticos que vou mandar para comandar o país.” E a lenda se fez realidade. A não ser pontualmente, numa ou outra ocasião, sempre tivemos uma classe política quase medíocre, e descompromissada com o país. O resultado é que, com tudo que temos, ainda somos um  país subdesenvolvido, que resolveram travestir de em desenvolvimento. Temos um povo que ainda não conseguiu se constituir numa nação. Tudo isto explica o vexame a que estamos sendo submetidos agora, com a realização das Olimpíadas. As mazelas do país estão sendo abertas ao mundo, diante da nossa incapacidade de prover aquilo que prometemos. Chegamos às vésperas das Olimpíadas, assim como chegamos às vésperas da Copa do Mundo, sem a estrutura contratada com o COI. Esta decisão da delegação da Austrália- outras seguirão o mesmo caminho- de se negar a ficar hospedada na Vila Olímpica por falta de estrutura mínima, como esgoto em funcionamento e energia elétrica em condições, é de fazer corar frade de pedra. Some-se a isto a atitude debochada do prefeito do Rio, Eduardo Paes, ao criticar os australianos, e completa-se o quadro de irresponsabilidade de nossas autoridades. Fomos ufanistas ao festejarmos a conquista do patrocínio da Copa e das Olimpíadas, sem nos darmos conta de que, na verdade, estamos colocando a raposa dentro do galinheiro e abrindo chances para mais desvios e superfaturamentos, com o conivente silencio de quem, como o Legislativo, deveria fiscalizar o uso do dinheiro público. Agora é torcer para que o vexame não aumente nos campos e fora deles, onde, com certeza, seremos campeões em assaltos, tiroteios e outras formas de violência com as quais convivemos.

 

(Paulo Cesar de Oliveira, jornalista e diretor-geral das revistas Viver Brasil e Robb Rebert)

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia