Brasil

Governo brasileiro declara soberania inegociável em resposta a tarifas dos EUA

Redação Online

Publicado em 28 de julho de 2025 às 14:15 | Atualizado há 7 horas

não há previsão de encontros com representantes do governo americano para discutir as tarifas
não há previsão de encontros com representantes do governo americano para discutir as tarifas

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) emitiu uma nota para reafirmar que a soberania do Brasil e o estado democrático de direito não são temas de negociação. O governo brasileiro destacou, porém, que mantém abertura para diálogo com os Estados Unidos.

A nota publicada no domingo (27/07) ressaltou os mais de 200 anos de relações econômicas robustas entre os dois países. O governo brasileiro expressou interesse em preservar e fortalecer essa parceria, desde que respeitados os princípios nacionais.

O vice-presidente Geraldo Alckmin, chefe do Mdic, assumiu a frente das negociações. Ele relatou conversas com o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, e mantém contato constante com setores empresariais brasileiros para mitigar impactos econômicos.

Trump vinculou as tarifas a críticas sobre o tratamento dado ao ex-presidente Jair Bolsonaro pelo STF. O governo Lula rejeitou qualquer interferência em assuntos internos e condenou a politização das relações comerciais.

Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores, está em Nova York para uma conferência da ONU sobre o conflito Israel-Hamas, mas não há previsão de encontros com representantes do governo americano para discutir as tarifas.

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia