Heja qualifica equipes para atendimento humanizado
Redação Diário da Manhã
Publicado em 29 de maio de 2025 às 10:36 | Atualizado há 18 horas
O Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim (HEJA) realizou, nesta quarta-feira (28), um treinamento voltado à comunicação assertiva e ao atendimento humanizado. A iniciativa, organizada pela coordenação de hotelaria em parceria com a ouvidoria da unidade, reuniu as equipes da recepção, do serviço “Posso Ajudar” e os controladores de acesso.
Com formato de roda de conversa, o treinamento reforçou importância da comunicação clara e empática no ambiente hospitalar. Além de ampliar a qualidade do atendimento, essa abordagem contribui para um relacionamento mais acolhedor entre profissionais e pacientes.
Uma dinâmica conduziu os participantes à reflexão sobre o impacto da comunicação no dia a dia do hospital, especialmente na forma como as informações são transmitidas e recebidas, influenciando diretamente a experiência dos usuários e a construção de vínculos de confiança.
“A comunicação assertiva é um ponto crucial nas relações interpessoais. Ao reforçar esse aprendizado, garantimos que o paciente seja atendido da melhor forma possível”, destacou o ouvidor da unidade, Higor Rodrigues. A coordenadora de hotelaria, Silmara Queiroz, também enfatizou o papel essencial da comunicação no processo de acolhimento.
“A comunicação assertiva, aliada ao atendimento humanizado, é fundamental nos setores de recepção e controle de acesso, que são as portas de entrada e saída do hospital. É nesses momentos que o acolhimento precisa ser ainda mais presente”, afirmou.