Brasil

Hércules Dias e o seu livro Destinos de Mim

Redação DM

Publicado em 30 de março de 2017 às 02:33 | Atualizado há 8 anos

Nesta quinta-feira, 31, às 20 horas, no Salão Nobre Henrique Santillo, da Assembleia Legislativa, acontecerá o lançamento do livro Destinos de Mim, do poeta Hércules Dias (HD). Pela grandeza do escritor, que conheço desde a época do colegial, o evento contará com a presença de grandes nomes da literatura, especialmente goiana, e com um elegante coquetel aos convidados.

O livro traz 38 poemas que expressam os sentimentos do autor, sobre as expectativas, as dores, as perdas, os ganhos, felicidades, frustrações, otimismo e pessimismo de sua vida.

“No livro Destinos de Mim conto, através de versos, sobre minha vida de criança pobre, que sofreu muito preconceito e discriminação. Também falo sobre minha mãe, que morreu quando eu era muito jovem; e da falta de um pai que não conheci, além de minha avó que foi quem me criou e ensinou-me muito do que sei. E ainda tem a parte romântica da obra, em que falo dos amores e desamores enfrentados por todos nós seres humanos”, ressalta HD.

De acordo com o poeta, o objetivo do livro é fazer com que o leitor relembre sua infância, seus amores da vida, suas alegrias, seus ganhos e percas, enfim, os momentos marcantes de cada um.

O jornalista, escritor e Presidente da Fundação Cultural de Rio Verde (GO), Isaac Pires, confirma isso, ao falar da obra: “A poesia de Hércules Dias nos leva a refletir a própria vida: O menino que se alimenta de salame e tubaína e acreditava ser feliz. E quando adulto descobre que nem só de pão vive o homem”.

Já o crítico literário, Hugo Leonardo Autran, comparou os versos de Destinos de Mim aos dos romancistas Álvaro de Azevedo e Fagundes Varella. De acordo com ele, Hércules Dias é um poeta moderno, em que o amor é a tônica da maioria dos poemas.

Nascido na linha da estrada de ferro, no interior de Goiás, em Goiandira, aos sete anos Hércules Dias mudou-se para Goiânia. Aos 15 anos fundou um jornal no Colégio Estadual Bandeirantes, em Goiânia, onde estudou; e, logo após, também fundou o jornal impresso “O independente”; na mesma época criou uma equipe de esporte na rádio Independência de Goiânia, atual rádio Aliança.

Aos 17 anos entrou para o jornalismo de vez, como colunista social, passando por vários jornais diários de todo o Estado de Goiás e Distrito Federal. Se consagrando como profissional da comunicação também já foi radialista, cronista esportivo, repórter policial, repórter televisivo. Ele ainda passou pela assessoria de comunicação do Jóquei Clube de Goiás, Federação Goiana de Futebol, Secretaria Estadual de Educação e Cultura e da Câmara Municipal de Goiânia. Além de professor de gramática e literatura da rede pública e privada. Hércules Dias já brilhou não só em Goiás, mas como no Brasil afora.

Atualmente, aos 64 anos comanda o blog do Hércules Dias, veículo que existe há nove anos, e tem bastante respeito e tradicionalidade na mídia goiana. É também colunista social, e poeta com lançamento de seu primeiro livro.

 

(João Nascimento, jornalista e está presidente do Clube dos Repórteres Políticos de Goiás)


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia