Home / Brasil

BRASIL

Incêndio atinge igreja com mais de 200 anos e danifica artigos de arte barroca

Igreja foi construída em 1759 e tombada pelo patrimônio histórico em 2001

Incêndio atinge parte da Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, em Valença, no baixo sul da Bahia — Foto: Reprodução/Redes Sociais Incêndio atinge parte da Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, em Valença, no baixo sul da Bahia — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um incêndio atingiu o patrimônio histórico da Bahia, a Matriz do Sagrado Coração de Jesus, neste domingo, 19. A igreja é localizada no município de Valença(BA). Ninguém ficou ferido.

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA), informou que o Corpo de Bombeiros foi acionado e debelaram as chamas. O altar de Nossa Senhora foi a principal área atingida. Nela encontrava-se a Imagem de Nossa Senhora das Dores e a Cruz com Cristo, ambos de origem barroca. Um terço de Nossa Senhora das Dores foi recuperado.

A causa do incêndio será investigada. Em nota, a Secult-BA informou que, por meio do IPAC, já trabalha para firmar um convênio emergencial para realização de um reparo urgente nas áreas atingidas e "reitera seu compromisso com a preservação e a salvaguarda do patrimônio artístico, histórico e cultural da Bahia".

A Secult-BA, informa ainda, que está em contato com o Corpo de Bombeiros e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) para acompanhar a investigação e perícia sobre o incêndio.

A Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus foi construída em 1759 e inaugurada em 1801. Em 2001, ela foi tombada provisoriamente pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), unidade vinculada à Secult-BA.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias