Incêndio de grandes proporções destrói vegetação em Caldas Novas
DM Redação
Publicado em 22 de agosto de 2025 às 09:13 | Atualizado há 5 minutos
Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de vegetação urbana em Caldas Novas, na tarde desta quinta-feira 21. As chamas começaram por volta das 14h13, em um bambuzal e na mata ciliar da região central da cidade, e só foram controladas às 21h, após quase nove horas de combate.
Segundo o 9º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar (BBM), o fogo se espalhou rapidamente devido ao calor intenso, à baixa umidade do ar e à força do vento, alcançando diferentes pontos do Centro e do bairro Vila Moraes. Um quiosque de 70 metros quadrados, localizado no parque aquático de um hotel a cerca de 300 metros do local inicial, também foi destruído pelas chamas.
Com risco de o incêndio atingir prédios da região, todas as viaturas e o efetivo de serviço do batalhão foram acionados. Bombeiros que estavam de folga também reforçaram a operação, que contou ainda com apoio da Defesa Civil, do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DEMAE), da Secretaria de Segurança e Mobilidade (SSM) e do Exército Brasileiro.
Ao todo, foram mobilizados nove bombeiros militares, cinco viaturas, quatro caminhões-pipa, quatro retroescavadeiras, duas caminhonetes e duas motos, além de equipes para controle do trânsito e operação de maquinários. Durante a ocorrência, algumas propriedades foram evacuadas e uma central de gás liquefeito de petróleo (GLP) de um condomínio foi preservada.
As equipes priorizaram os pontos mais críticos para impedir a propagação das chamas, em seguida combateram os focos secundários e realizaram o rescaldo. Para evitar a reignição, entulhos de bambuzais queimados foram removidos e resfriados.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, aproximadamente 100 mil litros de água foram utilizados no combate. A área destruída pelo fogo ultrapassa 8.500 metros quadrados de vegetação.
Video: 9º BBM – Caldas Novas