Home / Brasil

INCLUSÃO

INSS será adaptado com salas multissensoriais para segurados com autismo

O projeto de auxílio para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi anunciado pelo ministro Carlos Lupi

Foto: Divulgação/Previdência Foto: Divulgação/Previdência

O atendimento inclusivo da Previdência Social será aprimorado, em todo o país, com a criação de salas multissensoriais em agências do INSS. Nesta sexta-feira (20/10), o projeto de auxílio para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi anunciado pelo ministro Carlos Lupi na visita à Associação Tudo Azul, no Gama (DF).

Com apoio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, a iniciativa é organizada pela autarquia e terá a primeira unidade instalada no Distrito Federal. A previsão para início do funcionamento é o primeiro semestre de 2024.

O ministro Lupi, que foi recebido pela presidente e vice-presidente da associação, Leide Araújo e Samara Rocha, afirmou que os serviços da pasta, como o de avaliação pericial e social para o Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência (BPC/LOAS), serão potencializados com o ambiente que contará com luzes e imagens, além de objetos para interação.

“É mais uma ação que fortalece o nosso objetivo de ofertar um atendimento humanizado e inclusivo para os mais de 34,5 milhões de segurados”, disse Lupi ao mencionar, ao lado do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, a importância do trabalho realizado pelos servidores.

“O ambiente adaptado será aconchegante e seguro para os cidadãos com necessidades particulares. Com qualidade e respeito, o povo terá seus direitos garantidos”, completou o ministro.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias