Home / Brasil

BRASIL

Intolerância religiosa: monumento de Iemanjá é alvo de vandalismo

Líderes das religiões de matrizes africanas pedem providências ao governo para restauração e proteção da escultura sagrada

Imagem ilustrativa da imagem Intolerância religiosa: monumento de Iemanjá é alvo de vandalismo

A escultura de Iemanjá, um monumento situado na costa de Olho d'Água, em São Luís, no Maranhão, foi alvo de atos destrutivos no último domingo (23). Líderes espirituais afiliados às crenças africanas suspeitam que a depredação possa ter sido motivada por intolerância religiosa.

A notícia do ataque foi divulgada nas mídias sociais pelo babalorixá Paulo de Aruanda, que também é um defensor dos direitos humanos.

"Embora não haja investigação conclusiva, chamaremos isso de vandalismo, porém, é evidente que foi intencional, uma vez que somente o rosto da estátua foi danificado, sem qualquer pichação ou dano às mãos, ou vestimentas", lamentou o líder religioso.

Paulo de Aruanda destacou que a instalação da estátua de Iemanjá, honrada como a rainha do mar na Umbanda e no Candomblé, resultou de negociações entre líderes das religiões afro-brasileiras e o Governo do Estado do Maranhão, visando colocá-la na praia de Olho d'Água, um local frequentemente usado para oferendas à entidade divina. Após o ato de vandalismo, o babalorixá e outros religiosos solicitam que as autoridades tomem providências.

"Agora, em nome do povo afro-brasileiro, solicitamos ao governador do Estado do Maranhão que nos ajude, tomando medidas para restaurar a estátua e colocá-la mencionado com as comunidades religiosas, em um local mais amplo. Inicialmente, estava prevista a construção de uma praça com capacidade para cinco mil pessoas, possibilitando a participação de pessoas e caravanas do interior e de outros estados para realizar suas práticas religiosas na praia de Olho d'Água", afirmou o líder religioso.


		Intolerância religiosa: monumento de Iemanjá é alvo de vandalismo
Fonte: Reprodução

O babalorixá também pediu que a imagem seja melhor protegida contra futuros atos de vandalismo. Para ele, é essencial que o governo do Estado cumpra a promessa de colocar a estátua em uma redoma de vidro, a fim de preservá-la de danos.

Em resposta, a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) emitiu uma nota repudiando a destruição do monumento de Iemanjá em São Luís e afirmou que o caso será investigado pela Secretaria de Segurança Pública. Além disso, o governo comprometeu-se a restaurar o monumento.

Confira a nota completa:

O Governo do Maranhão, através da Sedihpop, expressa profundo repúdio à destruição do monumento de Iemanjá, localizado no bairro de Olho D’água, em São Luís/MA.

Representantes da Sedihpop estiveram presentes no local para colaborar com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) na devida apuração dos fatos e também para buscar a restauração da imagem em parceria com a Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) e a Secretaria de Estado da Cultura (SECMA).

O monumento é uma homenagem ao esforço dos povos de terreiro maranhenses na luta pela liberdade religiosa e pelo reconhecimento de suas crenças. Além de ser um atentado ao patrimônio público, trata-se de um ataque de cunho religioso-racial contra as tradições dos povos afro-brasileiros, o que deve ser firmemente repudiado e combatido.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias