Home / Brasil

BRASIL

Limpeza Urbana – a valorização que ainda não foi conquistada

Profissionais são essenciais para a manutenção do bem-estar social e cuidado com a cidade

Imagem ilustrativa da imagem Limpeza Urbana – a valorização que ainda não foi conquistada

Já se perguntou quem são os profissionais que atuam para que os resíduos que você não quer que estejam na sua casa causando mal cheiro e desconforto sejam levados para um lugar adequado? Já se questionou quem são aqueles que se esforçam dia após dia para que as ruas da cidade estejam cuidadas e preservadas para que o bem-estar de todos seja garantido?

Estes, são os Profissionais da limpeza urbana, popularmente conhecidos como Garis. São eles que cuidam da limpeza dos espaços públicos, como praças, parques e realizam a coleta seletiva. No entanto, nem sempre nos encontramos com eles durante o expediente que exercem, mas sem sombra de dúvidas muito antes de acordarmos eles estão de pé, ainda pela madrugada, antes do sol raiar.

Infelizmente, ainda não é dedicado o devido valor a estes que tanto contribuem para nossa vida, como salários dignos e progressão de carreira. Mas, ainda que diante desde cenário, é celebrado em todo o Brasil o dia Nacional do Gari, no próximo dia 16 de maio.

Esta data tem como principal objetivo homenagear estes profissionais, a fim de dedicar a visibilidade que lhes é devida. Este momento, obviamente, deveria ser celebrado todos os dias, seja através de nossas atitudes ao não despejar os resíduos por nós produzido nas vias e calçadas, seja por meio de ações advindas do poder público.

A data é comemorada anualmente, e sua origem remonta o ano de 1962. Já a instituição da profissão, data ainda do período em que o Brasil ainda era um Império, quando em 11 de outubro de 1876, o empresário francês Aleixo Gary foi contratado pelo Ministério Imperial do governo para cuidar da limpeza das ruas da cidade do Rio de Janeiro. Dentre as atribuições, estavam o recolhimento do lixo das casas e praias e a realização de seu transporte para a região da Ilha de Sapucaia.

O termo que se popularizou para se referir à função tem como referência o nome do empresário anteriormente citado, sofrendo algumas adaptações pelo tempo, chegando ao que conhecemos, Gari.

A profissional de limpeza urbana, a Gari Mineira Renata Silva Vieira, 37, da cidade de Pingo D'água em Minas Gerais, reforça o quão importante é o trabalho que exercem em uma sociedade citando exemplos práticos do cotidiano.

"No meu ponto de vista nosso trabalho como garis é essencial para manter nossas vias públicas limpas, é um serviço que não acaba.O serviço que fazemos é tão crucial para nossa população que já se perguntaram: quando cai um feriado em uma sexta feira, na segunda feira quando vamos pegar serviço,as ruas estão bem sujas, ou seja, o que seria das vias públicas sem o trabalho dos garis?"

Renata salienta que a remuneração que recebem poderia ser melhorada tendo em vista a complexidade do trabalho e as "surpresas" que muitas vezes ele reserva.

"Pode melhorar sim, porque só a gente sabe o que encontra pelas ruas, o que muitas vezes inclui animais mortos, fezes de cachorro além de muita poeira, que é o caso aqui da nossa cidade (Pingo D'água/MG) ,mais enfim...apesar de tudo trabalhamos com amor para assim manter nossa cidade limpa"

Apesar das dificuldades, Vieira reforça que não se envergonha da função que exerce, observando que é através dela que retira o sustento para sua família.

"Eu graças a Deus consegui passar no concurso em terceiro lugar e louvo a Deus pelo meu emprego que é de onde tiro meu sustento. Eu não tenho vergonha nenhuma. Acordo as 4 da manhã, coloco minha roupa de trabalho, calço minhas botinas, pego minhas luvas, minha vassoura e vou feliz e satisfeita atrás do sustento da minha família. O trabalho de gari é um trabalho digno como outro qualquer." afirma.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias