Política

Lula compara Trump a ‘imperador’ e critica ameaças tributárias contra Brics

Redação Online

Publicado em 7 de julho de 2025 às 16:46 | Atualizado há 3 horas

O bloco econômico formado emitiu comunicado em que criticou "aumento indiscriminado de tarifas". Foto: Ricardo Stuckert / PR
O bloco econômico formado emitiu comunicado em que criticou "aumento indiscriminado de tarifas". Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reagiu com irritação às ameaças do líder americano Donald Trump de impor tarifas aos países do Brics. “O mundo mudou, não queremos imperador. Nós somos países soberanos”, afirmou Lula nesta segunda-feira (07/07). O mandatário brasileiro qualificou como “equivocado e irresponsável” o anúncio feito por Trump em redes sociais.

Na noite de domingo (06/07), Trump anunciou que nações alinhadas com “políticas antiamericanas do Brics” sofrerão tarifas adicionais de 10%, sem exceções. Paralelamente, o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, confirmou que as medidas tarifárias entrarão em vigor em 1º de agosto para parceiros comerciais sem acordos vigentes.

O bloco econômico formado por: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, emitiu comunicado em que criticou o “aumento indiscriminado de tarifas”, embora sem citar nominalmente os EUA. O texto expressa “sérias preocupações” com medidas que violam regras da OMC (Organização Mundial do Comércio) e distorcem o comércio internacional.

As tarifas recíprocas anunciadas em abril afetaram os países do bloco de forma desigual: enquanto o Brasil enfrentou sobretaxa de 10%, a China chegou a ter tarifas superiores a 140% – posteriormente reduzidas por acordo bilateral. A medida americana ocorre em momento de fortalecimento do Brics no cenário global.

Foto: Ricardo Stuckert/ PR

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias