Brasil

Lula defende soberania e diz no 7 de Setembro: “Não seremos colônia de ninguém”

DM Redação

Publicado em 6 de setembro de 2025 às 22:24 | Atualizado há 5 horas

Lula ataca "traidores da pátria" durante pronunciamento: "A história não os perdoará”
Lula ataca "traidores da pátria" durante pronunciamento: "A história não os perdoará”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) utilizou a cadeia nacional, neste sábado (06/09), na véspera do Dia da Independência, para exaltar a soberania do Brasil e enviar recados a adversários políticos e ao governo dos Estados Unidos. Sem citar nomes, chamou Jair Bolsonaro (PL) de traidor da pátria e reagiu às recentes medidas adotadas pelo presidente americano Donald Trump.

Lula afirmou que o Brasil não aceitará imposições externas. “Não somos e não seremos novamente colônia de ninguém. Somos capazes de governar e de cuidar da nossa terra e da nossa gente, sem interferência de nenhum governo estrangeiro. O Brasil tem um único dono: o povo brasileiro”, declarou.

O petista criticou políticos que, segundo ele, priorizam interesses pessoais em detrimento da nação. “Foram eleitos para trabalhar pelo povo, mas defendem apenas interesses próprios. São traidores da pátria. A história não os perdoará”, afirmou, em referência indireta a Bolsonaro e ao deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

O presidente também destacou a independência dos Três Poderes. “O presidente do Brasil não pode interferir nas decisões da Justiça brasileira, ao contrário do que querem impor ao nosso país”, disse.

Lula defendeu o Pix, criticado pelo governo Trump, e ressaltou o projeto de isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil. Reiterou ainda a necessidade de regulamentação das big techs: “As redes digitais não podem continuar sendo usadas para espalhar fake news e discurso de ódio.”

O pronunciamento, gravado durante a semana, teve pouco mais de cinco minutos. Na transmissão pela TV Globo, houve falhas técnicas que afetaram o áudio e cortaram parte inicial da exibição.

Foto: gov.br | Marcelo Camargo/Agência Brasil

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia