Brasil

Lula participa da 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

DM Redação

Publicado em 8 de outubro de 2025 às 20:20 | Atualizado há 15 minutos

Com tom simbólico, Lula fez um paralelo entre o conceito geológico e o valor afetivo do solo nacional
Com tom simbólico, Lula fez um paralelo entre o conceito geológico e o valor afetivo do solo nacional

Durante participação na 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, em Luziânia (GO), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou o potencial mineral do país e chamou atenção para as chamadas “terras raras”, recursos estratégicos disputados por potências globais. Segundo ele, o Brasil ainda desconhece grande parte de suas riquezas subterrâneas. “Só conhecemos 30% das nossas riquezas minerais. Faltam 70%. Não temos o mapeamento completo das terras raras, que o mundo inteiro está a brigar por elas”, afirmou.

Com tom simbólico, Lula fez um paralelo entre o conceito geológico e o valor afetivo do solo nacional. “Terra rara é aquela onde a gente nasce, onde pisa o pé. A outra tem valor econômico, mas essa tem valor de vida”, disse. O presidente elogiou a conferência e a classificou como um espaço de aprendizado essencial. “Não há internet nem influencer mais importante do que vocês, ensinando os pais a cuidar do meio ambiente e dos filhos”, declarou diante de uma plateia formada por jovens de todo o país.

O presidente também abordou a temática da guerra, ao reforçar a importância da construção da paz. “Destruir é muito mais fácil que construir. Uma ponte ou ferrovia podem ser refeitas. Mas e uma vida? O que fazer com as mulheres e crianças mortas em Gaza? E com as pessoas assassinadas em Tel Aviv?”, questionou Lula, em tom de apelo humanitário.

A conferência ocorre desde segunda-feira (06/10) e segue até sexta (10/10) com reunião de estudantes e educadores para debater sustentabilidade e políticas ambientais. Lula participou do terceiro dia do evento ao lado de ministros e ouviu relatos de jovens participantes.

Foto: Presidência da República

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia