Manter sob tutela
Redação DM
Publicado em 5 de março de 2017 às 01:56 | Atualizado há 9 anos
Passaporte é uma licença escrita que permite a alguém sair do país, uma espécie de salvo conduto que dá liberdade para viajar ou transitar livremente.
Fazendo analogia com a vida humana, como obter passaporte para conhecer as diversas moradas na casa do pai? Quais os quesitos que devem ser atendidos para se enfrentar uma nova vida, numa Nova Era? O que é preciso para o homem se elevar na escala ascensional?
A revista Veja edição 2519, ano 50, nº 9, de 01/03/2017, fala de um pequeno sistema estelar descoberto por astrofísicos da Nasa. Informa que uma equipe internacional de astrônomos descobriu um novo sistema solar com sete planetas do tamanho da Terra, que está a cerca de 40 anos luz de nós, orbitando em torno de uma estrela anã e fria, de um tipo de astro conhecido como “anões vermelhos” O astrônomo francês Amaury Triaud, da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, comentou: “penso que demos um passo crucial para descobrir se existe vida lá fora” , ao se referir a intrigante anúncio feito na semana passada, pela equipe de pesquisadores à qual ele mesmo pertence, e que é ligada à Nasa.
A notícia foi divulgada na revista científica Nature pontuando que há chances de os cientistas encontrarem vida nesses planetas. “Não é mais uma questão de ‘se’, mas uma questão de ‘quando’”, disse Thomas Zurbuchen, administrador da Direção de Missão Científica da Nasa, na coletiva que anunciou a descoberta.
E prossegue a citada revista Veja: “Triaud e seus colegas encontraram um curioso sistema planetário a 40 anos luz de distância da Terra, formada por uma estrela do tamanho de Júpiter e seus sete planetas muito parecidos com o que habitamos. Foi batizado com o nome de Trappist-1, em homenagem ao telescópio utilizado para descobri-lo – baseado no Deserto do Atacama, no Chile. O sistema planetário paira no céu terrestre , na constelação de Aquário. Seus sete planetas possuem massa e diâmetro similares aos da Terra, com algumas variações. Eles realizam rápidas órbitas ao redor de sua estrela. Diz o astrofísico Thomas Zurbunchen, diretor das missões científicas da Nasa, que todos os sete planetas são rochosos como a Terra e Marte e não gasosos como Júpiter e Saturno; é quase certo que três deles estão situados na chamada zona habitável, na exata distância de sua estrela necessária para contar com condições atmosféricas ideais para a existência de rios, mares, oceanos e consequentemente, plantas e animais. Os outros quatro integrantes do Trappist-1 tb tem potencial para possuir àgua, ainda que não em estado líquido e, provavelmente, vida”.
Não é mais novidade achar mundos parecidos com o nosso pelo cosmo afora. Desde o lançamento do Hubble (abril de 1990) tomamos conhecimento de exoplanetas – aqueles situados fora do nosso sistema solar.
Para que haja vida como a conhecemos tem que haver na atmosfera deles os seis elementos essenciais à vida: carbono, hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, fósforo e enxofre. Havendo esses recursos podemos supor que haverá indícios deixados por organismos biológicos. A atualidade científica, como bem pontuou Thomas Zurbuchen : “Não é mais uma questão de ‘se’, mas uma questão de ‘quando’”… Então passaportes intergalácticos será uma realidade no “turismo interplanetário”… é só aguardar para comprovar.
Por outro lado, repitamos as perguntas feitas no início deste artigo: nós, no plano espiritual, que continuaremos bem vivos, que passaporte nos será exigido para galgarmos livremente esses mundos de meu Deus?
Diz-nos Jesus, no Evangelho de João 14: 1-3: “Não se turbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim. Há muitas moradas na casa de meu Pai; se assim não fosse, já Eu vô – lo teria dito, pois me vou para vos preparar o lugar. Depois que me tenha ido e que vos houver preparado o lugar, voltarei e vos retirarei para mim, a fim de que, onde Eu estiver, também vós aí estejais”.
A casa do pai é o Universo. As muitas moradas são os mundos que circulam no espaço infinito e oferecem aos Espíritos que nele encarnam, moradas correspondentes ao adiantamento dos mesmos, comenta Allan Kardec no Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo III item 2.
Prossegue Kardec: “Essas palavras de Jesus referem-se ao estado venturoso ou desgraçado do Espírito na erraticidade (espaço/tempo entre uma reencarnação e outra)*, conforme se ache ele mais ou menos depurado e desprendido dos laços materiais. Dependendo da evolução que hajam alcançado, enquanto uns não conseguirão se afastar da esfera onde viveram, outros se elevarão e conseguirão percorrer o Espaço e os mundos”.
Para esse passe livre inter mundos, na dimensão espiritual, procuremos nos elevar, não acima dos outros, mas acima de nós mesmos, aperfeiçoando-nos, corrigindo-nos, para usufruirmos das vantagens de não mais sermos vítimas de sentimentos mesquinhos como ciúmes, orgulho vão, as baixas cobiças da inveja.
Em mundos regeneradores, por não haver mais expiação, ninguém sofrerá pela falta do necessário e um laço de amor e fraternidade ligará uns aos outros porque o mal, nesses mundos, não existe, como também não há privilégios. Cumpre-nos alcançar as benesses pelo esforço despendido ou permanecer inativos por séculos de séculos no lodaçal da humanidade, que a impunidade ouça manter sob tutela.
*Conceito oriundo de nossas pesquisas e reflexões no campo Doutrinário Espírita.
(Elzi Nascimento – psicóloga clínica e escritora / Elzita Melo Quinta – pedagoga – especialista em Educação e escritora. São responsáveis pelo Blog Espírita: luzesdoconsolador.com. Elas escrevem no DM às sextas-feiras e aos domingos. E-mail: [email protected] (062) 3251 8867))